Escolha uma Página

Nesta segunda-feira (18/03), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), Carlos Xavier, teve a honra de participar da celebração dos 67 anos da CEPLAC no Território Brasileiro, durante uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado (ALEPA).

Durante seu discurso, Carlos Xavier ressaltou a significativa contribuição da verticalização do cacau como ações como as Escolas-Indústria de Chocolate Senar. Essas iniciativas fortalecem a cadeia produtiva do cacau e agregam valor à produção, estimulando o desenvolvimento econômico e social dos municípios onde são instaladas e da região.

Além disso, o presidente da FAEPA abordou de forma abrangente as principais cadeias produtivas do estado, evidenciando a diversidade e o potencial do agronegócio paraense. Desde a produção de grãos até a pecuária, passando pela fruticultura e pela agroindústria, o Pará se destaca como um importante polo de produção agrícola no cenário nacional.

O encontro contou com a participação da Dra. Goretti Gomes, presidente da Câmara do Cacau no Pará, também homenageada no evento. Foram reconhecidos por meio da entrega de certificados, Miriam Vieira e Robson Brogni, produtores premiados internacionalmente com as melhores amêndoas de cacau do mundo, no evento realizado neste ano na Holanda.

A presidente da Câmara do Cacau, Maria Goretti falou ainda do papel fundamental da CEPLAC, Governo do Estado do Pará, FUNCACAU e do Sistema Faepa Senar na promoção da cadeia produtiva do cacau e na capacitação dos produtores rurais, contribuindo para o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida no estado.

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) é uma instituição pública de pesquisa, que integra-se ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A CEPLAC foi criada em 20 de fevereiro de 1957, como forma de fortalecer a cadeia produtiva.

Segue o Link das fotos e vídeos do evento >> https://drive.google.com/drive/folders/1KX3TAo-0cJw0n9XKdalD9C7Hm4NJg7g-?usp=sharing <<
Créditos ASCOM FAEPA