Escolha uma Página

O Pará, estado com o segundo maior rebanho bovino do país, mais de 24 milhões de animais lançou nesta segunda-feira (13/11), um programa de assistência técnica, regularização fundiária e ambiental e rastreabilidade voltado à produção de bezerros, um investimento conjunto da IDH e da FAEPA – Federação da Agricultura e Pecuária do Pará).

O Programa tem adesão voluntária e vai atender, nesta primeira etapa, 160 pecuaristas, com previsão de chegar a 600 propriedades no segundo semestre de 2024. A assistência técnica é personalizada e leva em consideração as caraterísticas da fazenda, resultando em um plano com orientações sobre gerenciamento produtivo e administrativo, manejo de gado e de pastagem, adequações sanitárias, regularização ambiental e rastreabilidade individual dos animais. Esse trabalho será realizado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Adm/PA) em conjunto com a NatCap, consultoria especializadas

“A Faepa sempre foi precursora e parceira de iniciativas que visem a sustentabilidade da atividade agropecuária e o seu desenvolvimento tecnológico, que resultem em aumento da produção, produtividade e em melhoria da renda do produtor. Sempre lideramos a construção de soluções para o setor produtivo, e especialmente no setor de produção animal apoiamos com o Estado a implementação do CAR, GTA e NFe, bem como as campanhas de vacinação. Nessa lógica, o Programa de Produção Sustentável de Bezerros soma-se a mais uma iniciativa da Federação, visando a rastreabilidade da cadeia da pecuária de corte, com adesão voluntária do produtor rural, nos termos da legislação vigente”, exemplifica Carlos Fernandes Xavier, presidente da FAEPA.

O modelo a ser implementado no Pará tem uma trajetória de sucesso iniciada em 2019 no Mato Grosso e já registra mais de 200 mil animais no Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros, gerenciado pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasi). Em 2021, esse sistema já levou às prateleiras do supermercado carne bovina 100% livre de desmatamento, rastreada desde o nascimento do bezerro. Outro diferencial é o uso da numeração oficial brasileira 076 (código ISO país), administrada pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) que permite a identificação do país de procedência do animal.

“Os produtores rurais brasileiros são os agentes da transformação que o mundo procura e, portanto, devem ser os protagonistas na construção de soluções para o setor. Estamos juntos nessa trajetória que respeita o Código Florestal Brasileiro, garante transparência na informação e proteção de dados”, reforça Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH no Brasil.

O Programa de Produção Sustentável de Bezerros está alinhado com a visão estratégica do setor produtivo paraense, conhecida como PROPARÁ, e com políticas públicas, como a agenda de desenvolvimento sustentável junto ao Plano Setorial de Mudança do Uso da Terra e Florestas, denominado Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA).

Para isso, conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará – SEDAP e da Associação Paraense Pecuária Forte – APPF.

 

 

Sobre a IDH

A IDH busca transformar mercados por meio de inovação colaborativa, convocação e investimento em soluções inclusivas e sustentáveis que permitam às empresas criarem valor para as pessoas e para o planeta. Para atingir esse objetivo, a IDH reúne partes interessadas e comprometidas, de todas as cadeias globais de valor, em busca de visões conjuntas e programas com agendas focadas no comércio sustentável.

A presença internacional da IDH se estende por várias regiões, facilitada por uma rede de cerca de 400 funcionários, incluindo especialistas que estão integrados nas principais cadeias de valor agrícola, de manufatura, de vestuário e de commodities. Em 15 anos de operação, a IDH mobilizou investimentos e apoio do setor privado para testar e inovar modelos de negócios projetados para criar melhores empregos, rendas, meio ambiente e equidade de gênero para todos. Saiba mais sobre nosso método exclusivo de convocação, cocriação e cofinanciamento.

 

Sobre a FAEPA

A Federação da Agricultura e Pecuária do Pará -Faepa é uma entidade sindical de grau superior que integra a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil- CNA, cuja missão é a de representar, organizar e fortalecer os produtores rurais, e promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio.  Sediada em Belém, possui capilaridade em todo o Estado do Pará, através de seus 134 sindicatos e 10 núcleos regionais. Para o desempenho de sua missão, conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar- Administração Pará e do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Pará – Fundepec instituições que conformam o sistema Faepa.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar atua no atendimento às necessidades de formação e qualificação no campo, promovendo cursos voltados à formação profissional rural, à educação profissional técnica e de nível superior em áreas do conhecimento do Agronegócio, além de ações direcionadas à promoção social do produtor rural.   A partir de 2015, ampliou o seu leque de atuação, adicionando ao seu portfólio de ações um modelo inovador de Assistência Técnica Gerencial (ATeG) com Meritocracia, assistindo, principalmente, produtores rurais das classes C, D e E, que não têm acesso à assistência técnica e às novas tecnologias.

Nesse contexto, o SENAR é a escola que tira as tecnologias das prateleiras e as leva ao homem do campo, desenvolvendo, também, mediante parcerias, pesquisas aplicadas voltadas à elevação da produtividade e da produção agropecuária sustentável, e ao aumento da renda do produtor rural.