Escolha uma Página

Quatro paraenses estão entre os 82 jovens que participaram, em Brasília, no Distrito Federal, do primeiro encontro nacional do CNA Jovem 2023, que reuniu de 11 a 13 de agosto, participantes de 23 Estados. Os integrantes do programa CNA Jovem do Pará, Natalia Machado, Jamilly Damasceno, Milena Raiane e Macnadblay Oliveira participaram dos três dias da quinta edição do programa em uma ampla programação.

A coordenadora nacional do CNA Jovem, Fernanda Nonato, destacou a evolução do programa e o aumento da participação feminina ao longo das edições. “A missão do CNA Jovem é identificar, desenvolver e integrar novas lideranças para o setor e para o do Sistema CNA. Desde 2014, 7.401 jovens, de todo o Brasil, participaram de pelo menos uma etapa ao longo do programa. Para esse primeiro encontro nacional da quinta edição, estamos com uma turma de 82 jovens, dos quais 70% dos participantes são mulheres”, explicou.

Para chegar a ser uma das selecionadas entre os 2.446 inscritos de vários Estados do Brasil, a integrante do projeto CNA Jovem do Pará, Natalia Machado, disse que foi um processo longo e de aprendizagem, pois para ela, o programa possibilitou ter mais conhecimento, habilidades, valores e atitudes durante todas as etapas.

“Não é um processo fácil, que vai do autoconhecimento, e em saber o seu propósito de vida dentro do programa e dentro do setor do agronegócio. Meu projeto está relacionado ao melhoramento da produção de cacau no quilombo Nova Jutaí, no município de Breu Branco. Então, meu projeto é também um projeto de vida. Eu tenho como objetivo o desenvolvimento do meu quilombo, da cadeia produtiva do cacau, que é algo da realidade desses povos tradicionais, com grande importância e conhecimento para o setor do agronegócio”, explicou.

“A experiência no encontro nacional em Brasília foi extraordinária. Grandes conhecimentos de realidades diferentes. Eu sai da minha caixinha para conhecer pessoas de vários Estados. A interação das pessoas me fez conhecer a realidade deles e o quanto os jovens têm potencial para contribuir para o agro. Foi o momento de viver um sonho. O programa tem me proporcionado grandes conquistas pessoais e profissionais. Voltei mais motivada e determinada a buscar soluções para trazer inovação e mudar a vida de pessoas”, avaliou Natalia Machado.

A quinta edição do CNA Jovem começou em novembro de 2022, com a etapa nacional acontecendo de forma remota com do módulo introdutório “Conhecendo o Sistema CNA e o setor agro”, e desde então toda a trilha de oficinas digitais foram sendo realizadas com a finalidade de definir um desafio de liderança que atenda a necessidade de um público beneficiário. Nos meses de junho e julho iniciou-se a etapa estadual do Programa, e as administrações regionais do Senar realizaram os primeiros encontros estaduais presenciais com a participação de 362 jovens de 26 estados.

“Nos dias 26 e 27 de agosto, os quatro paraenses participarão da segunda etapa do Encontro Nacional da CNA Jovem 2023, em Brasília”, informou a coordenadora estadual do Programa CNA Jovem, Regina Fernandes.