Escolha uma Página

Mesmo no período das férias escolares, o Sistema Faepa/Senar/Fundepec/Sindicatos não parou as ações do projeto Feira Segura. Dessa vez, a iniciativa foi realizada na praça Matriz do município de Santarém Novo, no último sábado, 22. Ao todo, 30 produtores rurais tiveram a oportunidade de vender seus produtos a cerca de 500 participantes que se beneficiaram com a compra de hortifrutigranjeiros, farinha, goma, tucupi, tapioca, feijão, feijão manteiguinha, plantas ornamentai, plantas medicinais, mel, própolis, pólen, favos e adubo orgânico.

Para chegar até o dia das vendas dos produtos frescos na cidade de Santarém Novo, a equipe de coordenação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), composta por Celso Botelho, Jorge Soares, Guilherme Alves e Hugo Suenaga, realizou uma mobilização para que os produtores participassem, previamente, de um treinamento sobre a comercialização, a manipulação e a higienização dos produtos e as medidas de biossegurança. A instrutora do Senar e Química Industrial, Francília Campos, foi a responsável pela capacitação dos produtores da região.

 Além do curso oferecido, os produtores também receberam materiais como avental, máscaras, luvas, material para embalagem dos produtos que foram comercializados e álcool 70%. Os participantes também tiveram a oportunidade de realizar testes de aferição da pressão arterial (50) e teste de glicemia (38), além de aproveitarem as atrações culturais como os grupos de carimbó.

O evento contou ainda com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais e a Prefeitura Municipal de Santarém Novo, Secretaria de Cultura, de Saúde e de Agricultura do município e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). O evento também contou com as ações e o apoio do projeto de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Mel, Mandiocultura e Horticultura.