Escolha uma Página

A Apicultura mobilizou dezenas de pessoas a participarem da 41° Feira Agropecuária – Expo Rondon 2023, que ocorreu no período de 15 a 23 de julho, no Parque de Exposições da cidade. Em meio às diversas programações promovidas pelo Sistema/Faepa/Senar/Fundepec/Sindicatos, ocorreram diferentes palestras de interesse do produtor rural de várias regiões do Estado, com o objetivo de fomentar as cadeias produtivas em potencial de crescimento na produção do Pará.

Dentre as palestras, o tema “Desafios e Oportunidades na Apicultura”, despertou o interesse de diversos participantes que entenderam mais sobre o tema, por meio da palestra ministrada pela Engenheira Agrônoma e Mestre, Joyce Teixeira, que também atua como presidente da Câmara Setorial do Mel e supervisora do projeto de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Mel.

A palestrante destacou a importância da atividade e as diferentes formas de incrementar a renda do produtor, com a produção de mel, pólen e própolis, além de melhorar a produção agrícola por meio da polinização, sendo destacado o serviço na cultura de cereais, como por exemplo na soja, atividade altamente desenvolvida na região.

“Muito importante que as pessoas conheçam sobre a atividade, pois ela traz diversos benefícios na produção agrícola e nos produtos das abelhas”, destacou Joyce Teixeira.

O produtor rural, Janilton, considera de extrema importância incentivar a produção na região.” Precisamos de mais criadores de abelhas, seja na apicultura ou na meliponicultura, pois aqui em Rondon são poucos que trabalham com essa atividade, eles precisam de incentivo, e, por isso o sindicato tá de parabéns em oportunizar essa palestra que foi incrível. Apesar de eu já estar há bastante tempo na atividade, aprendi muito, estou grato ao Senar por mandar uma palestra nesse nível” disse o produtor.

Além da palestra, o Sindicato dos Produtores Rurais de Rondon do Pará promoveu um curso prático de Apicultura para incentivar a atividade na região.  O Sistema Faepa/Senar/Fundepec/Sindicatos também oportunizou aos produtores outro tema de palestra, como o “Protagonismo Jovem no Agro”, ministrada pela técnica do Senar, Kezia Gonçalves.