Escolha uma Página

A regularização fundiária de produtores rurais de Tomé-Açu ganhou um importante reforço no dia 8 de junho, com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto de Terras do Pará (ITERPA), a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), a Prefeitura Municipal de Tomé-Açu e o Sindicato dos Produtores Rurais de Tomé-Açu. O ato reuniu mais de 50 produtores rurais e marcou o fortalecimento das ações voltadas à segurança jurídica e fundiária das propriedades rurais no município.

A iniciativa busca ampliar o acesso dos produtores aos processos de regularização fundiária, contribuindo para a organização territorial, o desenvolvimento das atividades produtivas e a geração de oportunidades para o setor rural. A parceria também pretende aproximar os serviços dos agricultores, facilitando o atendimento às demandas relacionadas à documentação e ao georreferenciamento dos títulos das áreas da JAMIC. A ação é alusiva ao Centenário da Imigração Japonesa na Amazônia, celebrando o legado das famílias que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social da região.

Participaram da solenidade o presidente do ITERPA, Bruno Kono; o prefeito de Tomé-Açu, Carlos Vieira; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tomé-Açu, Alex Koichi Shinomiya; e o secretário municipal de Agricultura, Alírio Tavares. O encontro contou ainda com a presença de representantes da Colônia JAMIC, formada por produtores rurais da região, além de Edmundo Watanabe, representando a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA), e Mateus Nambu, representando a Associação Cultural de Tomé-Açu (ACTA).

A assinatura do termo reforça a atuação conjunta das instituições em prol do fortalecimento do meio rural, reconhecendo a regularização fundiária como uma ferramenta estratégica para garantir segurança aos produtores, ampliar o acesso a políticas públicas e estimular novos investimentos no campo.

O acordo representa mais um passo para o desenvolvimento sustentável da agropecuária local, beneficiando diretamente produtores rurais e contribuindo para o crescimento econômico do município.