Escolha uma Página

O fortalecimento das cadeias produtivas e a integração estratégica com a comunicação regional pautaram a reunião realizada na manhã desta terça-feira (10), no Palácio da Agricultura, em Belém. O encontro reuniu as principais lideranças do setor agropecuário do Pará para definir o calendário oficial de eventos do estado em 2026, sob direção de Carlos Xavier, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), e de Fernando Lobato, presidente da Associação Rural da Pecuária do Pará (ARPP), acompanhados do vice-presidente da ARPP, José Luiz Almeida, do conselheiro da Faepa, Clóvis Carneiro e do diretor da Faepa, Guilherme Minssen, junto a equipe técnica e setor de Comunicação da casa.

A reunião estabeleceu uma agenda diversificada que contempla múltiplos segmentos: pecuária — com destaque para a bubalinocultura —, equideocultura e as principais cadeias produtivas do estado, incluindo o açaí.

Primeiro evento a marcar programações do Parque de Exposições Presidente Médice, em Belém, será um café em março com lideranças políticas, empresários, produtores rurais para lançamento da AGENDA DE EVENTOS AGROPECUÁRIOS que ocorrerão em 2026, já em maio, teremos a Semana do Cavalo. Entre os destaques do encontro esteve a participação de Gislene Pereira, apresentadora da TV A Crítica. A emissora, recém-chegada ao mercado paraense, representa uma nova fase na divulgação das potencialidades do estado, conectando expressões culturais ao vigor econômico do agronegócio regional.

Para Carlos Xavier, o alinhamento entre os atores do setor é fundamental para que o agronegócio paraense continue sendo uma vitrine à altura de sua relevância. “Lembro quando todos os animais destinados às exposições agropecuárias passavam pelo Parque de Exposições Pecuária Presidente Médice”, destacou, ressaltando a importância histórica e estratégica do espaço para o setor.

“A confirmação da EXPOPARÁ como um dos principais eventos do calendário reforça o compromisso das lideranças em promover e valorizar o agronegócio do Pará em âmbito nacional. O Sistema FAEPA/SENAR reforça a importância dos eventos agropecuários como espaços de trocas e difusão de conhecimento, impulsionando a inovação e o desenvolvimento sustentável do setor”, ressalta Carlos Xavier.