O Sistema FAEPA celebrou, nesta semana, um Acordo de Cooperação com órgãos e instituições públicas, reunindo secretarias de Estado, entidades da administração pública, institutos e universidades — como a UFRA — para fortalecer a consolidação do Observatório do Agro Paraense.
O acordo tem como foco a integração institucional e o compartilhamento de informações estratégicas sobre o agro, ampliando a base de dados e qualificando a informação usada no planejamento, na atração de investimentos e na formulação de políticas públicas.
Durante a assinatura, o presidente da FAEPA, Carlos Xavier, destacou a importância do Observatório como instrumento prático de orientação e apoio à decisão:
“Sem informação, a gente não tem direção. Não sabe se avança, se muda o rumo ou se precisa recuar. O Observatório do Agro vem justamente para dar esse norte, com base na realidade dos nossos Núcleos Regionais, que são a base da Federação.”
Já a coordenadora do Observatório do Agro Paraense, Cilene Dórea, ressaltou o papel estratégico do acordo de cooperação:
“As informações existem. O nosso desafio é consolidá-las e, a partir daí, qualificá-las tecnicamente para que possam ser compartilhadas de forma estruturada e útil à tomada de decisões sobre investimentos e políticas públicas nos territórios que formam os Núcleos Regionais. A proposta é transformar dados hoje dispersos em um banco de dados qualificado, a serviço do desenvolvimento do agro paraense.”
Criado no âmbito da FAEPA, o Observatório do Agro Paraense avança como uma ferramenta permanente de inteligência, conectando dados, território e pessoas, com foco em informação qualificada a serviço do desenvolvimento do agro paraense.