A diretora-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), Emmanuelle Soubeyran, realizou uma palestra no Pavilhão AgroBrasil com o tema *“Saúde animal é saúde para todos”, no Pavilhão Brasil, durante programação realizada na Agrizone.
Durante sua fala, ela destacou a importância do sólido status sanitário do Brasil — reconhecido como país livre de febre aftosa e de pneumonia contagiosa bovina — e como esses avanços fortalecem a credibilidade internacional e facilitam o comércio exterior. Emmanuelle também reforçou a necessidade de ampliar os investimentos em saúde animal para sustentar e ampliar essas conquistas.
Pesquisa – O professor de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará (UFPA), Pedro Paulo Maia, apresentou as iniciativas desenvolvidas pela instituição na região Norte, com foco em saúde animal e sustentabilidade na Amazônia. Ele destacou pesquisas voltadas ao cuidado com a fauna silvestre e às práticas que integram produção e conservação ambiental.
O produtor rural e exportador de gado Gastão Carvalho lembrou que o Pará está entre os maiores produtores de bovinos do país e sugeriu que a Organização dê preferência para a instalação de um escritório da OMSA no estado, reforçando sua relevância estratégica para o setor.
Neste ano, o Brasil foi reconhecido como zona livre de febre aftosa, resultado do esforço conjunto entre produtores rurais, órgãos públicos e entidades representativas. A dra. Emmanuelle Soubeyran elogiou as ações conduzidas no Pará, que têm contribuído para a evolução da saúde animal no país. Realizou também visita a propriedade rural no Pará, no município de Castanhal, onde pode observar o procedimento utilizada para a rastreabilidade do gado.
A assessora técnica do Sistema FAEPA/SENAR, Rosirayna Remor, destacou o reconhecimento conquistado pelo Pará na área de sanidade animal e chamou atenção para um novo desafio apresentado pela OMSA durante a COP 30: o combate ao uso indiscriminado de antibióticos na produção animal. Segundo ela, fortalecer o controle e o uso responsável desses medicamentos é essencial para proteger a saúde humana e garantir a segurança alimentar.