Jovens Líderes do Agro, 6ª edição, etapa nacional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou, de 14 a 16 de novembro. Durante três dias, jovens de todo o Brasil participaram de uma imersão com palestras, painéis e visita técnica, aprofundando o desenvolvimento de suas iniciativas em Alexânia (GO), o 2º encontro nacional do programa, entre eles, os selecionados para representar o estado do Pará, Marcos Dias e Helen Clarice.
Nesta edição, o estado do Pará contou com dois representantes, que se juntaram aos demais participantes na construção de soluções inovadoras para o agro.
A diretora de Educação Profissional do Senar, Fabíola Bomtempo, destacou que o processo de liderança envolve adaptação e estratégia:
“No primeiro encontro, os jovens tiveram o desafio de nacionalizar suas iniciativas. Neste segundo momento, precisaram recalcular a rota, entendendo que recalcular faz parte da liderança. Nacionalizar não significa implantar a ideia em todo o país, mas torná-la replicável e aplicável em diferentes realidades, ampliando seu impacto.”