Escolha uma Página

Os jovens líderes paraenses Marcos Dias e Helen Clarice representaram o Pará no primeiro encontro da Trilha Nacional do *Programa CNA Jovem – Jovens Líderes do Agro*, uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que visa desenvolver competências de liderança, inovação e protagonismo entre jovens do setor agropecuário de todo o país.

O encontro reuniu participantes de diversas regiões do Brasil, promovendo trocas de experiências, debates sobre o futuro do agro e capacitações voltadas ao desenvolvimento sustentável do campo.

Para *Marcos Dias*, a experiência tem sido um marco pessoal e profissional:

“Participar do Programa CNA Jovem Nacional tem sido uma experiência transformadora. Ter a oportunidade de me conectar com jovens de diferentes regiões do Brasil, trocar experiências e aprender sobre liderança, inovação e o futuro do agro me trouxe uma nova perspectiva sobre o papel que cada um de nós pode desempenhar no desenvolvimento sustentável do campo. O programa me desafiou a sair da zona de conforto, a pensar em soluções para os desafios da agricultura e a perceber como o conhecimento técnico, aliado à prática e ao protagonismo, pode impactar diretamente a vida das pessoas. Sinto-me motivado a aplicar tudo o que aprendi, compartilhar conhecimento e contribuir para fortalecer o agro no Pará e em todo o país.”

A também representante paraense *Helen Clarice* destacou o orgulho de representar a juventude do estado e o impacto do aprendizado proporcionado pelo encontro:

“Tem sido uma grande honra representar a juventude do Pará e o setor agropecuário do nosso estado no primeiro encontro da Trilha Nacional do Programa ‘Jovens Líderes do Agro’. O evento proporcionou muito aprendizado e insights valiosos sobre o desenvolvimento das competências essenciais para a liderança. Tive a oportunidade de aprimorar minhas habilidades de comunicação, trocar experiências com líderes de todo o Brasil e dialogar com especialistas de diversas áreas do agronegócio. Novos desafios foram lançados, e o coração está repleto de entusiasmo para colocar em prática tudo o que aprendi, fortalecendo ainda mais a iniciativa de liderança junto aos produtores rurais do Pará e de todo o país.”

A participação dos jovens reforça o compromisso do *Sistema Faepa/Senar/CNA* em incentivar a formação de novas lideranças e valorizar o protagonismo da juventude rural. O *Programa CNA Jovem* segue como uma das principais portas de entrada para quem deseja atuar com inovação, propósito e impacto positivo no agronegócio brasileiro.