Produtores rurais de Capanema foram os primeiros no estado a receber atendimento básico de saúde pelo Programa Saúde no Campo, realizado na última quarta-feira, 9 de outubro. A iniciativa, promovida pelo Sistema Faepa/Senar, tem como objetivo promover o bem-estar e a prevenção de doenças entre produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), seus familiares e trabalhadores rurais, por meio de visitas domiciliares, telessaúde e ações educativas.
De acordo com Rehem, a proposta do programa é complementar o sistema público de saúde, ampliando o acesso da população rural aos serviços básicos. “A ideia do Senar foi criar um programa, acima de tudo, de promoção da saúde e prevenção de doença. Nossa expectativa é levar mais saúde para a população rural, não substituindo o sistema público, mas tornando o acesso mais viável”, ressaltou.
O Saúde no Campo foi lançado em fase piloto em outubro de 2024, nos estados da Bahia, Tocantins e Mato Grosso, beneficiando 1.079 pessoas em 344 propriedades rurais. Entre os atendimentos realizados, foram identificados 121 casos de hipertensão, 39 de doença renal, 18 de problemas cardíacos, nove de doenças respiratórias, 26 casos de diabetes e sete de câncer.
Em 2025, o Senar pretende ampliar o alcance do programa, com a meta de atender mais de 35 mil pessoas em todo o país.6, a previsão é ampliar o atendimento para 98.550 pessoas em 24 estados.