Nos dias 26 e 27 de setembro, o Senar Pará promoveu uma capacitação em Recuperação de Nascentes para profissionais da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e instrutores do Programa de Formação Profissional Rural (FPR), o curso foi ministrado em Santa Bárbara do Pará. O treinamento foi realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri/BA) e a empresa de consultoria Perene Agro, reforçando o compromisso conjunto com a preservação dos recursos hídricos e a sustentabilidade no campo.
Durante a formação, os participantes tiveram acesso a práticas e técnicas voltadas à conservação da água, manejo sustentável e recuperação de áreas de preservação. O diretor de Desenvolvimento da Agricultura da Seagri-BA, Francisco de Assis Filho, destacou a troca de experiências: “Estou aprendendo muito aqui com vocês. São práticas que podemos aplicar em culturas que temos em comum, como cacau, açaí e cupuaçu”.
O consultor e engenheiro agrônomo Paulo Sérgio apresentou metodologias de proteção de nascentes aliadas à legislação vigente, além de técnicas de manejo de recursos hídricos e práticas adequadas em áreas de preservação permanente para garantir o equilíbrio ambiental.
Para o coordenador da ATeG/Pará, Celso Botelho, a região amazônica possui um potencial hídrico que exige atenção especial dos produtores: “Nós somos muito abençoados na Amazônia com a água; muitas vezes, uma propriedade tem cinco ou dez nascentes, e o produtor deve ter esse olhar de cuidado para algo que irá beneficiá-lo”.
O assessor técnico do Sistema Faepa/Senar, Oscar Pimenta também ressaltou a importância de os instrutores auxiliarem os produtores a enxergar que é possível preservar os recursos naturais sem abrir mão da produtividade.
Entre os temas abordados no curso estiveram: identificação da nascente, manejos adequados, controle da erosão e recomposição da mata ciliar. Também foram esclarecidas dúvidas sobre a legislação ambiental, como o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) e a Lei nº 14.653/2023.
Com a iniciativa, o Sistema Faepa/Senar reafirma seu compromisso em promover práticas sustentáveis no campo, conciliando produção e preservação, e reforçando o papel do agro paraense como referência em sustentabilidade.