Nos dias 21 e 22 de maio, a Casa Agro do Sistema Faepa/Senar, em parceria com o Programa Agro.Br da CNA, realizou em Belém o workshop “Acesso ao Mercado: Estratégias de Exportação para Pequenos e Médios Produtores Rurais”. Ao todo, 35 participantes estiveram presentes, de forma presencial e online.
A abertura oficial contou com a apresentação da consultora de negócios internacionais Giselle Amaral, que expôs as principais ferramentas e métodos para que pequenos e médios produtores rurais identifiquem mercados externos promissores e superem os principais entraves logísticos e regulatórios.
Durante o primeiro dia de atividades, os participantes tiveram acesso a um panorama do agronegócio brasileiro e às exigências do comércio exterior, com foco em produtos de destaque para exportação, como limão, cacau, peixe, açaí e mel. Em seguida, foram discutidas as certificações internacionais, análises de mercado e barreiras sanitárias que impactam a comercialização além-fronteiras.
No segundo dia, foram apresentadas as estruturas comerciais e os principais acordos internacionais, além dos aspectos logísticos que envolvem armazenagem, transporte e canais de distribuição. Um exercício prático encenou todo o percurso “do produto até o comprador”, permitindo a aplicação dos conceitos aprendidos em um cenário realista.
O presidente do Sistema Faepa/Senar, Carlos Xavier, e o coordenador da ATeG Pará, Celso Botelho, acompanharam as sessões e reforçaram a importância institucional de oferecer capacitação voltada à internacionalização do agro paraense. Já as gestoras da Casa Agro, Juliana Cardoso e Angelina Barbosa, anunciaram a continuidade de eventos com temáticas estratégicas para fortalecer o setor no Pará.
Este workshop faz parte das ações da Casa Agro — iniciativa compartilhada pelo Sistema Faepa/Senar, Sindicatos, Núcleos e Fundepec — que visa preparar o produtor rural para os desafios e oportunidades do mercado internacional, em especial na esteira da COP 30, que será sediada em Belém em 2025.