Escolha uma Página

Na manhã da última quarta-feira (9), a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA) promoveu um café da manhã exclusivo para a imprensa no Palácio da Agricultura, em Belém, para lançar oficialmente a segunda edição do International Fish Congress & Fish Expo Amazônia (IFC Amazônia). O evento recepcionou diversos veículos de comunicação do Pará, incluindo TV Liberal, SBT, G1 Pará, site Belém Negócios, Rádio CBN e o Grupo Marajoara, além de autoridades e lideranças do setor de pesca e aquicultura, para apresentar em primeira mão a programação do evento.

O Presidente da FAEPA, Carlos Xavier, ressaltou o potencial da piscicultura e da aquicultura para o estado do Pará, considerando o cenário da bacia amazônica e o volume de água doce da região. “Nós, paraenses, que temos um percentual significativo da água doce do mundo, temos tudo para sermos o primeiro estado em desenvolvimento desta nação brasileira. Não tenho dúvida de que o IFC Amazônia irá contribuir com o Pará, tendo em vista que o primeiro evento foi um sucesso”, destacou.

O presidente do IFC Amazônia e ex-ministro da pesca, Altemir Gregolin, afirmou a expectativa de público recorde para esta nova edição e o papel da Amazônia no cenário global da aquicultura, destacando o Pará como “portal de entrada para a Amazônia”. “Nesta edição, estamos esperando 5 mil participantes e uma feira maior do que a do ano passado. Já contamos na programação com empresas multinacionais, novas tecnologias e empresas de vários estados brasileiros.”

Na abertura do evento, o secretário Giovanni Queiroz abordou o crescimento da produção de pescado no estado, que registrou um aumento de 12% nos últimos anos, também ressaltando as condições favoráveis do estado.

COP 30

Carlos Xavier, presidente da FAEPA, conectou o evento à COP30, que será realizada em Belém em 2025, sublinhando a necessidade de discutir as potencialidades da produção sustentável de pescado e o uso responsável dos recursos hídricos da Amazônia, tem o produtor como protagonista desta produção.

O IFC Amazônia, que se consolidou como o maior evento do setor na região, contará com a participação de mais de 70 conferencistas nacionais e internacionais, prometendo gerar negócios significativos e fortalecer a visibilidade internacional do pescado amazônico.

A Diretora Executiva do IFC Amazônia e CEO da Expo Mar, Eliana Panty, destacou o 2º Encontro Mulheres das Águas, com objetivo de atrair também o público feminino.

Estiveram presentes o Vice-Presidente da FAEPA, Vilson Schuber, e os diretores Alfonso Rio e Guilherme Minssen. Também participaram o Superintendente do MAPA, Jesus Sena, o Diretor da EMATER, Rosival Possidônio, o Diretor da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará, Elival Faustino, o Secretário de Estado da SEDAP, Giovanni Queiroz, o Diretor da SEDAP, Orlando Lobato, o Superintendente do SENAR, Walter Cardoso, o Diretor da CODEC, Manoel Ibiapina, os representantes do IFPA, Demethrius Lucena e Janildo Aviz, e o Diretor da SIMPESCA, Fernando Cruz.

Acompanhe em breve o podcast exclusivo sobre o IFC Amazônia 2024!