No último sábado, 17 de agosto, o auditório do Palacete Barbosa de Lima, no município de Curuçá, no Pará, foi palco de mais uma reunião técnica do Circuito de Treinamento Agro, parceria entre o Sistema FAEPA/Senar/Sindicatos/Núcleos/Fundepec e o Banco do Brasil, com foco na apicultura. O evento contou com a participação de 51 pessoas, incluindo produtores rurais e convidados.
Visando o fortalecimento e a capacitação do setor agropecuário na região, o encontro foi dividido em três módulos de palestras: um técnico, voltado para o aprimoramento das práticas de apicultura; um gerencial, que abordou a gestão eficiente das propriedades rurais; e outro sobre crédito rural, em parceria com o Banco do Brasil, que orientou os participantes sobre as opções de financiamento disponíveis para o setor.
O produtor rural Nelson da Conceição, proprietário da Chácara Margarida, é assistido pela ATeG há aproximadamente 2 anos e reafirma os benefícios que a Assistência trouxe: “a ATeG veio mudar sim, com certeza, o acompanhamento do técnico e as orientações que eles nos passaram melhorou muito o nosso trabalho e a qualidade, então realmente posso dizer que estou satisfeito”, afirmou.
Já o produtor Fábio Modesto ressaltou a importância de fazer parte do sindicato e participar de eventos como o Circuito de Treinamento Agro. “É uma satisfação, pois estamos vendo o serviço chegar lá na ponta. Nós, como produtores rurais, agora temos algo, que antes não se via, é muito importante, e isso através do Sindicato e do Senar”, afirma Fábio.
Além da equipe da ATeG, a Reunião Técnica foi prestigiada por diversas autoridades locais, como Jair Carrera, ATS do Núcleo Regional Guajarina; Joelma Ohashi, presidente do Sindicato Rural de Curuçá; Miguel Arcanjo, vice-presidente do Sindicato e produtor rural; Fábio Victor, vereador, presidente da Câmara Municipal e produtor rural; e Silverton Souza Pereira, Secretário de Agricultura e também produtor rural.
Joelma Ohashi, presidente do Sindicato Rural de Curuçá, ressaltou a importância das atividades dos técnicos em campo, promovendo assistência para os produtores rurais, resultando em melhorias no campo. Joelma estendeu seus agradecimentos ao Sistema Faepa/Senar que proporciona todo o suporte para que o trabalho em campo continue caminhando.
A Klyssia Fonseca é técnica do projeto ATeG Mel e contou que agora já consegue ver a evolução dos assistidos, que já possuem até produtos para a comercialização, “tem alguns produtores que ainda não participam do projeto, mas que tem interesse em ingressar então vem em eventos como este pra conhecer”.
A reunião destacou a importância da apicultura para a economia local e reforçou o compromisso das instituições envolvidas em apoiar o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário na região.