No sábado, 20 de julho, o Sistema Faepa/Senar/Sindicatos/Núcleos/Fundepec e Banco do Brasil (BB) reuniram produtores rurais na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Capanema para mais uma edição do Circuito de Treinamento Agro. Nesta edição, o encontro reuniu produtores de olericultura para palestras ministradas por instrutores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (AteG) e por representantes do BB sobre informações de crédito rural.
O evento contou com a presença de 50 pessoas. No módulo técnico, a engenheira agrônoma do Programa ATeG, Tainara Lino, apresentou a palestra “Cultivo de Hortaliças”. Em seguida, a Tecnóloga em Alimentos do Senar, Gilciane Américo, apresentou oportunidades de “Processamento Mínimo de Hortaliças”, como alternativas para aumentar a renda dos produtores por meio da venda produtos olerícolas.
O foco também foi a gestão do empreendimento rural, em palestra ministrada pelo Engenheiro Agrônomo do ATeG, Neto Marly, que abordou a “Importância do Gerenciamento na Atividade Rural”. Encerrando o encontro, no módulo de crédito rural, o Engenheiro Agrônomo do setor de Agronegócios do Banco do Brasil, Silas Lima, esclareceu dúvidas e apresentou as “Linhas de Crédito Disponíveis ao Agronegócio”. Foi destacada a importância de manter os documentos da propriedade em dia, mostrando como isso pode influenciar na obtenção do crédito.
Edson, um agricultor do município de Santa Luzia do Pará, participou do evento e compartilhou sua experiência: “trabalho com hortaliças em uma horta hidropônica e estou aqui no SENAR nesse evento representando alguns agricultores da nossa associação de produtores rurais de Santa Luzia do Pará. A troca de conhecimentos e a assistência técnica oferecida são fundamentais para nosso crescimento e sucesso, acredito que isso trará grandes benefícios para nossa produção.”, avaliou o produtor.
O Circuito de Treinamento Agro 2024 continuará com reuniões técnicas e dias de campo para produtores que fazem parte do Programa ATeG, que oferece ao produtor assistência técnica e gerencial. As cadeias produtivas abarcadas nesta programação são: apicultura, olericultura, mandiocultura, bovinocultura de corte e de leite, açaicultura, piscicultura, bubalinocultura e cacauicultura.
Participaram desta Reunião Técnica produtores rurais dos municípios de Capanema, Peixe-Boi, Santa Luzia do Pará, São João de Pirabas, Santarém Novo, Bonito e Nova Timboteua