No dia 28 de junho, Ponta de Pedras celebrou o encerramento de três importantes cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Os cursos de Doces e Salgados, Manipulação de Alimentos e Confeitaria, realizado pelo Sindicato de Pontas de Pedras junto com o Sistema Faepa/Senar/Sindicatos/Núcleos/Fundepec e apoio da Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras.
“A realização destes cursos é um marco para cidade. Oferecer educação de qualidade e gratuita é um compromisso que o Sindicato Rural de Ponta de Pedras assume com orgulho. Estamos comprometidos em promover o desenvolvimento local através da educação e da valorização da cultura,” falou com orgulho Leão Neto, presidente do Sindicato Rural de Ponta de Pedras.
A instrutora Adriana Araújo, responsável pelo curso de Confeitaria na comunidade do Crairu, comentou sobre a importância do aprendizado compartilhado: “Eu sou a professora Adriana, passo parte do Núcleo Marajó do Senar, e estive essa semana aqui na comunidade do Crairu, em Ponta de Pedras, ministrando o curso de panificação, onde nós levamos capacitações, principalmente na parte artesanal, nós trazemos capacitações, aquilo que elas conseguem fazer dentro de casa, que é a parte principal, até para fazer o simples pão, que às vezes elas têm dificuldade para comprar pão, e hoje a gente sai daqui e deixa na comunidade esse aprendizado, que agora elas mesmas já vão poder fazer o pão, que é o pão de cada dia.”
Os alunos também expressaram sua gratidão e satisfação com os cursos. “Minha experiência no curso, eu gostei muito, aprendi muito, muitas coisas que eu tinha dúvidas, agora eu já não tenho mais, e foi uma experiência muito marcante para acho que para toda a nossa equipe que estava aqui participando nesse curso,” disse uma das participantes. Marcelina Alcântara, outra aluna, destacou: “Meu nome é Marcelina Alcântara, e estou aqui para falar um pouquinho do curso que a professora Adriana Araújo passou para nós. Ela nos ensinou a fazer pão caseiro, nos ensinou Maria Isabel, nos ensinou vários docinhos e salgados, então é isso, eu estou muito feliz, eu fico sem palavras para falar o que a professora Adriana Araújo fez por nós. Em nome da turma, nós só temos a agradecer e gratidão.”
Rogério Lopes, diretor do Sindicato de Ponta de Pedras, também enfatizou a importância dessas iniciativas: “A função do nosso sindicato é estar trazendo justamente cursos, cursos profissionalizantes de aprendizagem rural, justamente para pessoas que moram distantes das cidades, pessoas da cidade. Estamos aqui na comunidade do Crairu agradecendo o pessoal que vieram, que participaram, e a nossa prefeita temos que agradecer também pelo apoio.”
O curso de Confeitaria foi realizado na comunidade de Crairu, enquanto os cursos de Manipulação de Alimentos e Doces e Salgados ocorreram na área urbana do município. Esses cursos são considerados uma oportunidade para os participantes adquirirem habilidades essenciais, fortalecendo a capacidade da comunidade para receber os turistas previstos na COP 30, considerando o potencial turístico de Ponta de Pedras.