Na sala Dom Vincente Zico, no Palácio da Agricultura da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), foi realizado o evento da ATeG-Mel. O encontro reuniu técnicos de campo, supervisores e especialistas para discutir o desenvolvimento da apicultura no Pará.
Os palestrantes convidados foram Daniel Pereira, pesquisador em apicultura da Embrapa Amazônia Oriental, e Anderson Schwamke, técnico em agropecuária e apicultor da Embrapa Amazônia Oriental. Eles abordaram técnicas de manejo, saúde das abelhas e estratégias de mercado para melhorar a produção de mel na região.
Daniel Pereira destacou a importância da parceria entre a Embrapa, a Faepa e o Senar: “O nosso objetivo é fazer um nivelamento técnico dos técnicos do Senar que atuam nas cadeias produtivas da apicultura e meliponicultura no Pará. Existe um grande potencial para a produção de mel, mas tecnologias e planejamento são necessários. O técnico do Senar pode proporcionar essa mudança de paradigmas, evidenciando a produção apícola e meliponícola do Estado do Pará.”
Anderson Schwamke ressaltou a satisfação em colaborar com o evento: “Estamos aqui para um dia de nivelamento técnico com os técnicos da ATeG-Mel do Senar. Para mim, é um retorno ao Senar, onde fui instrutor e produtor. É uma satisfação fortalecer as parcerias institucionais e a cadeia produtiva da apicultura, com o Senar na formação e acompanhamento técnico e a Embrapa oferecendo alternativas tecnológicas e suporte.”
O evento foi uma oportunidade para os participantes aprenderem e trocarem experiências, fortalecendo a apicultura paraense por meio da Assistência Técnica e Gerencial.