O 1º Encontro dos Produtores Rurais monitorados pela Patrulha Rural em Tucuruí, evento promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais, no dia 26 de abril (sexta-feira), em sua sede, reuniu mais de 200 participantes, vindos de várias regiões do Estado, evidenciando a importância dos assuntos apresentados. Com mais de 400 propriedades sob monitoramento, a Patrulha Rural realiza rondas preventivas permanentes, propiciando maior tranquilidade aos produtores em suas atividades laborais.
Estiveram presentes no evento, compondo a mesa de trabalhos, o Comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Flávio Antônio Pires Maciel; Comandante da Unidade do Corpo de Bombeiros, o Tenente Coronel BM Luiz Roam; o Delegado Michael, da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (DECA) de Altamira; o Delegado Hélio, representando o Superintendente Regional da Polícia Civil; o Sr. Mário Solano, Assessor da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa); e, como palestrante, o Dr. Vinícius Borba, advogado e produtor rural, que expôs o tema: ‘Orientações sobre a regularização fundiária e procedimentos legais para os casos de turbação, esbulho possessório, interdito proibitório e reintegração de posse’.
O presidente do Sindicato de Tucuruí, Roberto Barbosa, finalizando o evento, agradeceu o apoio das forças policiais do Estado do Pará para promover a segurança no campo, e ressaltou a importância de criação do Batalhão Rural de Tucuruí, assim como da Delegacia de Conflitos Agrários (DECA), para atender toda a região do Baixo Tocantins. Enfatizou, também, a necessidade de ampliação do programa ‘Invasão Zero – Pará’ para outros municípios do Estado, assim como a relevância de união dos produtores rurais em defesa do direito de propriedade.