No dia 18 de março, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), Carlos Xavier, teve a honra de participar da celebração dos 67 anos da CEPLAC no Território Brasileiro, durante uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado (ALEPA).
Durante seu discurso, Carlos Xavier ressaltou a significativa contribuição da verticalização do cacau como ações como as Escolas-Indústria de Chocolate Senar. Essas iniciativas fortalecem a cadeia produtiva do cacau e agregam valor à produção, estimulando o desenvolvimento econômico e social dos municípios onde são instaladas e da região.
Além disso, o presidente da FAEPA abordou de forma abrangente as principais cadeias produtivas do estado, evidenciando a diversidade e o potencial do agronegócio paraense. Desde a produção de grãos até a pecuária, passando pela fruticultura e pela agroindústria, o Pará se destaca como um importante polo de produção agrícola no cenário nacional.
O encontro contou com a participação da Dra. Goretti Gomes, presidente da Câmara do Cacau no Pará, também homenageada no evento. Foram reconhecidos por meio da entrega de certificados, Miriam Vieira e Robson Brogni, produtores premiandos internacionalmente com as melhores amêndoas de cacau do mundo, no evento realizado neste ano na Holanda.
A presidente da Camara do Cacau, Maria Goretti falou ainda do papel fundamental da CEPLAC, Governo do Estado do Pará, FUNCACAU e do Sistema Faepa Senar na promoção da cadeia produtiva do cacau e na capacitação dos produtores rurais, contribuindo para o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida no estado.