O reaproveitamento de alimentos é um dos ensinamentos adquiridos no curso de “Processamento de Frutas”, ofertado pelo Sistema Faepa/Senar para adolescentes em cumprimento de medida de internação provisória, da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). Duas turmas serão concluídas nesta sexta-feira, 22, com a finalidade principal de proporcionar assistência social em atendimento às pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências.
Pela manhã, o curso está capacitando para o mercado de trabalho quatro adolescentes do Centro Socioeducativo Masculino (CSEM), localizado no conjunto Jardim Sideral, em Belém. À tarde, são três capacitados que estão na Unidade de Atendimento Socioeducativo no Pará (UASE 2). Em ambos os turnos, os participantes estão na faixa etária de 16 a 18 anos.
De acordo com a instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Jessyca Gomes, os alunos, em sua maioria, são do interior do Estado e já possuem conhecimento prévio sobre o tema. O curso possui 40 horas-aula e foi realizado em duas semanas com aulas teóricas e práticas que irão garantir a aquisição de certificado reconhecido em todo o território nacional.
“Em contato com o curso eles aprendem técnicas sobre higienização, reaproveitamento de cascas de frutas, verificação da qualidade do produto e as formas de comercialização. Também aprendem a fazer geleias, goiabadas, chips de banana e diversos tipos de doces. Geralmente, os alunos chegam sem projeções para o futuro e saem com conhecimento e uma outra visão para a vida ”, explicou a instrutora.