Escolha uma Página

As entidades que compõem a Equipe Gestora Estadual do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa terão a oportunidade de participar do 4º Fórum Estadual de Vigilância contra a Febre Aftosa, nesta quinta-feira, 30. O evento on-line será transmitido ao vivo pelo canal da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) no YouTube https://www.youtube.com/user/SistemaFamato.

No Fórum serão debatidos os principais benefícios, desafios e oportunidades do Plano Estratégico 2016-2027, mais especificamente a retirada da vacinação contra a Febre Aftosa, tanto para o pecuarista como para toda a cadeia produtiva da carne.

Dessa forma, o Fórum visa esclarecer dúvidas dos atores envolvidos na cadeia da carne sobre o tema e estreitar o bom relacionamento entre o produtor rural e o serviço de defesa animal, que são considerados os principais atores no processo de certificação como Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.

PROGRAMAÇÃO

8h às 8h30 – Abertura

Painel 1

8h30 às 8h50 – Vacinar até quando?

Geraldo Marcos de Moraes, diretor do Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários (DAS) do Mapa

8h50 às 9h10 – Zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação! E agora?

Júlio Cesar Rocha Peres, presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvipastoril de Rondônia (Idaron)

9h10 às 9h30 – Conjuntura internacional do mercado da carne bovina

Palestrante: Antonio Jorge Camardelli, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec)

9h30 às 10h10 – Mesa-redonda

Mediador: Francisco Olavo Pugliesi de Castro, vice-presidente da Famato e superintendente do Senar-MT

Painel 2

10h10 às 10h30 – Vigilância para a Febre Aftosa, disseminação e detecção precoce

Ana Carolina Schmidt, fiscal estadual de Defesa Agropecuária e Florestal do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT)

10h30 às 10h50 – Ação Emergencial em um foco de Febre Aftosa

Fernando Groff, fiscal estadual agropecuário da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SEAPDR)

10h50 às 11h10 – Perspectivas das ações do Plano Estratégico 2017-2026 em MT

João Marcelo Brandini Néspoli, fiscal estadual de Defesa Agropecuária e Florestal do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT)

11h10 às 11h50 – Mesa-redonda

Mediador: Francisco de Sales Manzi, diretor técnico da Acrimat

Painel 3

11h50 às 13h – Encerramento