Prefeitos dos municípios do Baixo Tocantins estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 28, na sede do Sistema Faepa/Senar com o objetivo de participar do “1°Encontro dos Municípios de Cacau e Açaí, suas Perspectivas para o Desenvolvimento da Agropecuária”. Dentre as diversas discussões da agenda de trabalho está o fomento a pesquisa para o aumento da produtividade e a capacitação da mão de obra através das ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A abertura do encontro foi realizada pela coordenadora de Projetos Especiais da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Goreti Gomes. A mesa foi composta pelo presidente da Faepa, Carlos Xavier, o superintendente do Senar, Walter Cardoso, o presidente da Associação de Produtores de Cacau (Ascau), Amadeu Coelho Braga, o presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa), Marcel Botelho, o secretario-adjunto Estadual de Agricultura e Abastecimento (Sedap), Lucas Vieira e o prefeito de Cametá, Victor Cassiano.
A primeira apresentação foi realizada pelo prefeito de Cametá, Victor Cassiano, que representou os prefeitos do Baixo Tocantins com a finalidade de mostrar a realidade da região. Ele citou a importância das demandas de açaí e do cacau na geração de renda para o desenvolvimento do Estado.
“Cametá é o maior município daquela região, com 145 mil habitantes, que depende exclusivamente do extrativismo vegetal dessas duas cadeias de produção. Mostramos como poderemos alavancar essas cadeias produtivas nos 11 municípios da região, pois temos grande potencial para nos tornarmos uma potência mundial desses produtos”, destacou.
Na sequência, a reunião de trabalho oportunizou as falas aos gestores municipais presentes, dentre eles, o prefeito de Baião, Dr. Loca, Igarapé-Mirí, Roberto Oliveira, Mocajuba, Cosme Macedo e Edson Cardoso, que representou o prefeito de Barcarena, Renato Ogawa.
Em seguida, o coordenador do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura (Procacau), Ivaldo Santos de Santana, apresentou o tema “Perspectivas do Governo do Estado para Incentivar a Produção no Baixo Amazonas”, junto com o Engenheiro Agrônomo, Guilherme Galvão. Ambos apresentaram os projetos apoiados pelo Procacau.
A programação seguiu com a exposição do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural e Agroindustrial (PMDRA) do Sistema Faepa/Senar que visa à integração institucional, contemplando os produtos de formação profissional e promoção social do Senar. “O PMDRA foi elaborado para otimizar os recursos financeiros, por meio das ações integradas com as instituições do “agro” instaladas nos municípios. A ideia é promover estratégias de curto, médio e longo prazo que orientarão várias gestões municipais, norteando o orçamento municipal na aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias”, explicou o assessor Técnico do Sistema Faepa/Senar, Celso Botelho.
À tarde a reunião de trabalho continua com os temas “Desafios para realizar a extensão rural nos municípios do Baixo Tocantins” (Emater), em seguida a SECTEC/FAPESPA irão tratar do tema “O Fomento a Pesquisa para o Aumento da Produtividade e Capacitação da Mão de Obra através do Senar”. Logo depois a “Regularização Fundiária do Baixo Amazonas” será abordada pela Iterpa e o “Acesso ao Crédito Rural direcionado a Agricultura Familiar e demais Agricultores” (Banpará/Basa).