Encerram nesta sexta-feira, 24, os cursos promovidos pelo Sistema Faepa/Senar, em atendimento a cerca de 1.600 produtores rurais do Estado. As 140 turmas começaram na última segunda-feira, 20, e os participantes puderam escolher entre mais de 50 tipos de cursos. Na próxima semana, novas capacitações serão disponibilizadas aos interessados.
Integrando a agenda de cursos, o município de Mocajuba recebeu capacitações voltadas para o crescimento da cadeia produtiva da Avicultura. A instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Senar (Senar), Silvana Vieira, explicou que, desta vez, a turma foi composta por nove agricultores, que receberam, principalmente, informações sobre as novas tecnologias de produção na criação de aves.
“Devido à deficiência e as grandes perdas anuais desse tipo de trabalho, será possível aprender a criar e preparar o alimento. Os alunos terão ainda informações sobre inovação, doenças, calendários de vacinação e higienização. Vamos alertá-los sobre a importância da vacinação de forma periódica, pois é primordial. Além disso, tem baixo custo e pode evitar a perda de lotes, o que vai aumentar a qualidade do produto e melhorar também o ambiente”, informou.
No município de Ananindeua, 14 alunos participaram do curso de Panificação. A instrutora do Senar, Socorro Muniz, disse que o curso irá ajudar a melhorar a vida de homens e mulheres, pois nesse momento, a maioria se encontra em um período de ociosidade devido ao desemprego gerado pela pandemia.
“O curso de panificação vai abrir um leque de oportunidades. Vai abrir novos horizontes. Através das aulas teóricas e práticas eles aprenderão também, a manipular todo o material de forma correta e a desenvolver práticas de higiene necessárias para a confecção dos pães. Assim, passando a gerar uma renda extra nesse momento tão delicado”, explicou.
A aluna do curso de Panificação, Dulcinéia dos Anjos, contou que sempre teve interesse pela área de panificação e que viu essa oportunidade chegar através do curso oferecido pelo Senar. “Além de me proporcionar uma renda extra, o meu objetivo é de também poder repassar os conhecimentos adquiridos”, planejou.
Dentre os cursos disponibilizados no período de 20 a 24 de setembro foram ofertados ainda os temas sobre Artesanato em Sementes Cascas e Folhas, Eletricista Rural, Produção de Hortaliças Folhosas, Compostagem Orgânica, Floricultura, Olericultura Básica, Produção de Conservas Vegetais, Compotas, Frutas Cristalizadas e Desidratadas e Irrigação por Gotejamento e Microaspersão.