Escolha uma Página

A extensa programação de apresentação do projeto “Rota do Mel” teve agenda nesta segunda-feira, 20, na vila de Mocajatuba, no município de Colares. A iniciativa é uma ação desenvolvida pelo Sistema Faepa/Senar e tem como objetivo empreender e inovar para desenvolver a Apicultura e Meliponicultura no Estado do Pará, inicialmente em 11 Municípios, sendo eles: Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Izabel do Pará, Santa Bárbara do Pará, Santo Antônio do Tauá, Colares, Vigia, Terra Alta e São Caetano de Odivelas.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Colares, Mário Sérgio comentou que o projeto tem tudo para dar certo no município. “Com o projeto podemos melhorar nossa realidade local, com trabalho em equipe, um ajudando ao outro para que o projeto dê certo, uma forma de cooperação entre nós. Temos que ter a sabedoria de trabalhar de forma socialmente igual às abelhas” disse.

A Engenheira Agrônoma e técnica de Campo da ATeG, Joyce Teixeira apresentou o projeto aos produtores presentes, enfatizando que a ação é possível em virtude da cooperação do Sistema Faepa/Senar e os Sindicatos dos Produtores Rurais, em ação conjunta com o Governo Federal e o Governo Estadual , por meio da SEDAP, SEDECT e FAPESPA.

De acordo com o produtor rural de Colares, Anderson Soares existia certa dificuldade de ser apicultor na região, “pois antes não havia apoio técnico, assim vamos tocando o trabalho com as nossas abelhas como dá, pois aqui não temos apoio. Estamos felizes com a chegada do Projeto” disse.

A produtora Alessandra Corrêa comentou que “temos que fazer o projeto bem feito, para termos resultados que tanto esperamos. Temos uma flora rica, que só nos ajuda. E aqui não temos problema com veneno para contaminar nosso mel, temos sol o ano todo” comentou.

Na última sexta-feira, 17, a Prefeitura Municipal de Benevides juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, realizou no auditório da Secretaria de Juventude a abertura do Projeto Rota do Mel, apresentando aos produtores rurais e demais autoridades municipais, como vereadores e secretários do município.

A mesa de abertura do evento foi composta pela Prefeita Municipal Luziane Solon, a vice-prefeita e secretária de Agricultura Edivana Lima, a técnica de campo da ATeG, Joyce Teixeira, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Luiz Ataíde, o diretor do Regional das Ilhas da Emater, Ricardo Pereira, e pela diretora da Divisão de Agricultura Familiar da SEDAP, Antônia Aleixo.

A prefeita de Benevides, Luziane Solon considerou o dia da abertura do projeto, uma data histórica para o município. “Já fomos muito fortes no feijão caupi, precisamos incentivar nosso tucupi novamente, nossa farinha que em Benevides já foi forte, mas mel é a primeira vez que estamos dando ênfase, e sabemos da importância que tem” disse a prefeita.

Em seguida, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Benevides, Luiz Ataíde, enfatizou a importância da parceria para efetivar o projeto no município. Pela Emater, Ricardo Pereira falou sobre a importância do Projeto “Rota do Mel” para obter um ambiente natural e com qualidade, por meio do serviço realizado pelas abelhas como a polinização, além do valor econômico, o fator ambiental e sustentável.

A diretora da Divisão de Agricultura Familiar da SEDAP, Antônia Aleixo alertou para que os produtores rurais aproveitem o projeto ao máximo para torná-lo referência aos outros municípios. “Além de que, esses produtores rurais terão apoio técnico e fomento para que consigam crescer. Eu digo, ao pessoal que está tendo a chance de participar da iniciativa, dentro da área metropolitana, vocês são privilegiados” comentou.