Escolha uma Página

Uma manhã repleta de declarações marcou esta quinta-feira, 16, no auditório do Palácio da Agricultura. O motivo foram as diversas homenagens direcionadas a Iacira Sedrim. Cerca de 50 pessoas, entre autoridades e produtores rurais compareceram ao evento surpresa para homenageá-la. Não à toa, ela foi a primeira mulher a presidir um Sindicato de Produtores Rurais no Brasil, além disso, possui extenso currículo voltado ao desenvolvimento do setor produtivo do Estado.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, Carlos Xavier destacou a importância da homenageada. “A prova disso é que muitas pessoas fizeram questão de estar aqui para falar pessoalmente sobre a grande contribuição que Iacira nos deu com a sua existência. Isso demonstra claramente a capacidade dela e a contribuição que deu, não só para o Estado do Pará, mas para todo o Brasil e para a Amazônia. Ela também representou o país em outras nações brasileiras e isso nos engrandece muito”, pontuou.

Xavier disse ainda que “não podíamos deixar de fazer essa homenagem já que ela está voltando para a sua cidade natal, por isso tomamos a iniciativa e estou exatamente satisfeito pela nossa atitude e de ver o reconhecimento das pessoas pelo trabalho dela que iniciou as atividades de formação profissional, o que gerou grandes contribuições para que hoje o Senar do Pará seja referência”, avaliou.

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Walter Cardoso, disse que Iacira tem uma tradição de bons serviços prestados ao Senar. “Os produtores rurais do Pará devem gratidão à homenageada. O Senar é hoje essa grande pressão na área da formação profissional, promoção social, do ensino formal e da assistência técnica graças aos ensinamentos oriundos da doutora Iacira. Todos nós do agro somos agradecidos a ela”, destacou.

Sobre a homenagem prestada, Iacira disse que se sentiu muito agradecida e extremamente emocionada com o reconhecimento de um trabalho que é desenvolvido há 54 anos.

“Tive a felicidade de ser acolhida pelo Estado do Pará, onde tive a oportunidade de ensinar e aprender. Passei por muitas situações difíceis, mas consegui atravessar. Agradeço a todos que acreditaram em mim e aos que depositaram total confiança no meu trabalho, nos vários cargos que ocupei, seja na esfera pública ou privada. Eu sempre lutei, mas também me foram dadas várias oportunidades. Não se faz nada sozinho. Aprendi muito com todos que fizeram parte da minha trajetória. Sinto uma imensa gratidão e sei que a vida é um eterno aprendizado. Não existe o que eu te ajudei, existe o nós nos ajudamos.”

Na ocasião estiveram presentes, além dos integrantes do Sistema FAEPA/SENAR, profissionais da SEDAP, da EMATER, do SINPRIZ, do ex – SENAR Governamental, do antigo PIPMO, do SEBRAE, além de amigos e admiradores da homenageada.

Após a exibição de um vídeo com diversas homenagens, incluindo a do diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, Sedrim recebeu vários certificados de gratidão, declarações de admiradores presentes e uma homenagem feita através da música de Roberto Carlos intitulada “Como é grande o meu amor por você”.

Histórico – Iacira Leite Sedrim é cearense de Jardim e escolheu o Pará como terra do coração. Ela veio ao mundo no quinto dia do mês de outubro do ano de 1936, sendo filha de Manuel Pereira Sedrim e Maria Leite Sedrim.

Criada no seio de uma família agropecuarista do Nordeste, a formação profissional de IACIRA LEITE SEDRIM lhe conferiu a graduação como Técnica em Economia Doméstica pela Universidade do Ceará, licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará e bacharelado em Administração pela Universidade da Amazônia – UNAMA.

Sua carreira profissional tem início quando contava 25 anos e foi contratada pelo órgão de Extensão Rural e Assistência Técnica do Estado do Ceará – ACAR (CE) hoje EMATER-CE, onde trabalhou por 06 anos, exercendo diversas funções. Seu interesse pelo extensionismo e assistência técnica junto aos agricultores advém dessa primeira experiência, profundamente marcante em sua vida, que trouxe ao Pará quando para cá se transferiu, em 1967, aceitando o desafio, proposto pela Coordenação Nacional de Extensão Rural, ainda sediada no Rio de Janeiro, para contribuir com a implantação da ACAR-PA, atualmente EMATER-PA, apoiando também as novas filiadas que se instalavam nos estados do Amazonas e Acre.

O que era para ser uma passagem de 03 meses resultou em permanência quase definitiva pois Iacira, hoje oficialmente declarada CIDADÃ DO ESTADO DO PARÁ, optou por aqui fixar residência.

Em 1975 trocou a extensão rural por atividades na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM. Três anos depois é cedida ao Ministério do Trabalho e designada como Delegada do SENAR, então repartição federal, para o Estado do Pará e Território Federal do Amapá, transição que marca seu profundo interesse pela formação profissional.

No período entre 1980 a 1985 foi transferida para Brasília onde exerceu a função de Diretora de Operações do SENAR Nacional, o que lhe permitiu travar conhecimento com as experiências internacionais de formação profissional      em países de todos os continentes, o que lhe garantiu vastíssimo know-how a nível mundial.