A Pátria Brasileira comemora, hoje, o 199º aniversário de sua Independência e nós, da FAEPA, celebraremos amanhã o 70º ano de nossa existência como entidade representativa do agronegócio paraense.
O transcurso dessas efemérides decorre, infelizmente, em um ambiente repleto de incertezas, intranquilidades e desconfianças ditadas, de forma acintosa, pelo comportamento desrespeitoso às normas constitucionais e de afronta às liberdades individuais que vem sendo tomado por algumas autoridades, no âmbito federal, que, prevalecendo-se de suas prerrogativas, mas sem legitimidade, provocam a desarmonia entre os Poderes da República e causam repulsa no seio da sociedade.
Esta Federação, ao longo de sua história, jamais se omitiu na defesa dos interesses de seus representados assim como sempre se posicionou nas trincheiras avançadas da luta pelo respeito ao povo e a cada cidadão em particular, na salvaguarda dos direitos que lhes são assegurados pelas cláusulas pétreas da Constituição do Brasil. Jamais nos acovardamos ante as ameaças de quem que seja, pois nos assiste a convicção de que propugnamos em favor de princípios éticos, morais e cívicos e contra toda e qualquer forma de corrupção que nos degrade como Nação civilizada.
Cremos na Democracia como expressão da vontade popular e com respeito às minorias e às diversidades de toda ordem, assim como no princípio basilar da harmonia entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e na função precípua do Ministério Público como fiscal da Lei. No momento em que, dentro de qualquer das Instituições Republicanas, a ação isolada de alguns compromete esse equilíbrio e ameaça a paz social, devemos, como Nação que respeita pelos seus princípios historicamente construídos pela luta e pelo sangue de nossos antepassados, levantarmo-nos em protesto para afirmar nossa soberania e independência, não permitindo que sejam rasgados os textos constitucionais e prevaleça o odioso arbítrio, a perseguição política e os desmandos contra a liberdade de expressão que estão manchando a história recente deste País.
Unimos nossas vozes às multidões que hoje clamam por uma verdadeira Justiça que não seja usurpada pela ilegitimidade e, desta planície amazônica, gritamos o nosso BASTA à ação nefasta dos que estão corroendo nossa Democracia.
VIVA O BRASIL, COM DEUS E PELA LIBERDADE!
Belém, 7 de setembro de 2021.
Carlos Fernandes Xavier
Presidente da Faepa