Reciclar lixo orgânico e transformá-lo em matéria-prima para a produção de adubo natural é a principal função da compostagem. Esse será um dos temas dos mais de 47 cursos ofertados pelo Sistema Faepa/Senar até a próxima sexta-feira, 3. Ao todo, 13 produtores rurais do município de Itaituba participam do curso de “Compostagem Orgânica”. Nesta semana, serão ofertadas diversas capacitações, por meio de 115 turmas e o atendimento de 1.204 trabalhadores rurais do Estado.
O instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Raimundo Ferreira, explica que os aproveitamentos dos alimentos que não serão mais consumidos podem ser utilizados para gerar mais alimento. “Após o aprendizado, os produtores farão uma horta no quintal das suas casas”, explicou.
O instrutor conta ainda que foi um pedido da comunidade de Itaituba para que o curso do Senar chegasse até os produtores da região devido a grande demanda de pessoas que queriam aprender sobre o tema. “Todo o conhecimento teórico e prático proporcionará economia e renda extra para os produtores de Itaituba”, analisou.