Qualificar e formar operadores de tratores agrícolas para auxiliar nas atividades da produção rural, garantir renda e aperfeiçoamento na prática para conduzir os maquinários são os principais objetivos do curso de “Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas” que está sendo realizado nos municípios de Tomé-Açú, Bom Jesus do Tocantins e Capitão Poço. O curso faz parte de uma das 125 turmas que somam cerca de 1.500 produtores rurais que irão participar das capacitações até a próxima sexta-feira, 27.
O instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Francisco Gonçalves, está ministrando o curso de “Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas” em Tomé-Açú. “O suporte teórico e técnico são fundamentais para o aprimoramento do trabalho no campo. Os produtores rurais recebem orientações de manuseio, normas de segurança na operação, uso de implementos, emprego de técnicas corretas para a regulagem e manutenção dos tratores”, explicou.
Aluno do curso e produtor rural em Tomé-Açú, Ozonia Furtado da Silva, disse que trabalha há muito tempo no ramo. “Os novos conhecimentos serão de grande valia para a minha vida profissional. E as empresas estão cada vez mais exigindo novas habilidades técnicas”, ressaltou.