A importância da certificação da produção artesanal de leite foi o tema da reunião nesta terça-feira- 17, entre um grupo de produtores do município de Itaituba, atendidos pelo projeto de Assistência Técnica e Gerencial do Senar – ATeG Leite (fase II), promovido pela Sistema Faepa/Senar. A Médica Veterinária e Fiscal Estadual Agropecuária, Cristiane Reale esteve no encontro representando a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).
De acordo com gerente da Assistência Técnica e Gerencial do Senar PA (ATeG), Dácio Carvalho, para o produtor a regulamentação artesanal dos produtos é a oportunidade de expandir a agregação de valor aos seus produtos. “Para os consumidores, é uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e de fabricação”, explicou.
Os produtores rurais que estão participando do ATeG Leite de Itaituba encontram-se, nesse momento, na fase II, pois a metodologia é aplicada em várias etapas como, diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, gestão capacitação profissional complementar, avaliação sistemática dos resultados, bonificação/meritocracia.