Os cursos de capacitação ofertados pelo Sistema Faepa/Senar mudaram a vida de 17.859 pessoas do Estado do Pará. Os números são resultado das ações realizadas no primeiro semestre de 2021. Sendo que o total de cursos executados é de 1.909 divididos pelas iniciativas dos treinamentos de metodologia da Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).
Moradores do bairro de Aragão, em Paragominas, sudeste paraense, são a prova da mudança de vida depois de participarem dos cursos do Senar. É o que conta Maria Vilanir Monteiro, também residente da comunidade. Ela disse que alguns dos moradores haviam sido dispensados por não possuírem certificados de comprovação de experiência.
“Fizemos uma reunião na associação e pontuamos a necessidade urgente de buscar os cursos. Graças ao Senar eles puderam fazer a capacitação gratuitamente já que muitos dos capacitados não possuíam condições financeiras para investir em cursos. Com a certificação conseguimos que todos retornassem aos antigos postos de trabalho”, contou.
A Engenheira Agrônoma e instrutora do Senar, Aline Sousa, ministra o curso de “Floricultura, Jardinagem e Paisagismo” que proporciona a capacitação do público jovem para adquirir as técnicas de jardinagem, assim como de desenvolver a questão paisagística do ambiente. “Tanto com espaços fechados como em abertos. E o mercado tem tido grande desenvolvimento nesse setor. Temos um número crescente de lojas especializadas em manutenção de jardins. Então essas ações ampliam o campo de trabalho para que os participantes possam desenvolver essas atividades no mercado de trabalho”, explicou.
Além dos cursos promovidos pelo Sistema Faepa/Senar há também parcerias para a viabilização de cursos, a exemplo do Projeto Girândola, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), que tem a finalidade de promover a autonomia financeira e o empoderamento da mulher. A meta é viabilizar a inserção do público feminino no mercado de trabalho, por meio da participação em projetos de economia solidária.
A instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Jessica Gomes ministrou o curso de panificação para os jovens atendidos pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa), em Belém. “Os alunos aprenderam a fazer pães, salgados e biscoitos. Ensinamos de uma forma que eles possam trabalhar com os materiais que já possuem em casa”, explicou.