Dois bilhões estão sendo investidos na manutenção de pontes e na conservação e construção de novas rodovias de integração. Os números foram divulgados pelo Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, na manhã desta terça-feira, 20, durante o evento da Norte Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária, realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).
No segundo dia do evento deram abertura aos trabalhos na Faepa, o presidente Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos e o presidente do Conselho do Norte Export, Sérgio Aquino. Na ocasião, ambos cumprimentaram e agradeceram ao presidente da Faepa, Carlos Xavier, pela oportunidade de realização da programação, no Palácio da Agricultura.
Na sequência do evento, o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho deu início a uma apresentação que enfatizou inicialmente a importância do evento para a capital paraense. Helder disse ainda que o Estado do Pará tem se consolidado com várias estratégias logísticas que tem sido o diferencial para a melhor navegabilidade dos rios do Pará.
“Temos o porto de Vila do Conde que é um ponto estratégico para o escoamento de diversos produtos. O porto de Miritituba possibilita grande escoamento de grãos e estamos buscando soluções para a hidrovia do rio Tocantins. A partir de investimentos públicos e privados nas rodovias e hidrovias podemos potencializar que mais empreendimentos se concretizem no Estado do Pará”, analisou.
O Governador do Pará destacou ainda as atividades econômicas do agronegócio, tendo como referência que o Estado é o maior produtor de minério de ferro e de rebanho bubalino. Reiterou que o Pará é o maior produtor de cacau do Brasil, destacando também as maiores produções de mandioca, pimenta do reino, açaí e dendê.
A programação seguiu com a apresentação do governador de Roraima, Antônio Denarium. Em seguida, o superintendente-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Manoel Fernandes Amaral palestrou sobre o tema “Ações da Suframa no incentivo ao desenvolvimento econômico regional”, e o conselheiro do Norte Export, Flávio Acatauassú apresentou o painel “Acessos Terrestres às Instalações Portuárias da Região Norte”.
O evento seguirá na parte da tarde com o painel: “Agronegócio e os desafios logísticos no Pará”, a ser apresentado pelo presidente da Faepa, Carlos Xavier. Na ocasião, serão os debatedores, o secretário Extraordinário de Produção do Governo do Pará, Giovanni Queiroz e o presidente do Sindopar e diretor do Terminal da Santos Brasil em Vila do Conde, Rui Lourenço.
Ao final do evento da Norte Export está prevista a leitura da carta do Norte Export 2021, que será lida pelo Presidente do Conselho do Norte Export, Sérgio Aquino.