Escolha uma Página

Os resultados altamente produtivos e positivos voltados à cadeia produtiva do leite do município de Abel Figueiredo, por meio das ações da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) culminaram na assinatura de um contrato de Cooperação Técnica nesta semana, a fim de traçar novas ações para incentivar e potencializar o desenvolvimento do produtor rural local. A iniciativa firmou parceria entre o Sistema Faepa/Senar, a Prefeitura e o Sindicato de Produtores Rurais da cidade.

O prefeito de Abel Figueiredo, Antônio Calhau parabenizou o presidente do Sindicato, Leonardo Souza e a equipe do Sistema Faepa/Senar pelas atividades do ATeG Leite. “Esse trabalho trouxe esperança com a implantação das ações do setor de pecuária leiteira, sendo a principal fonte de renda do pequeno produtor. Nós do poder público temos o papel de incentivar iniciativas como essa. Acredito muito nos resultados desse trabalho, porque muitos produtores conseguiram mudar o rebanho, a produção e consequentemente a economia local”, analisou.

O gerente da Assistência Técnica do Senar, Dácio Carvalho explicou que há três anos o projeto ATeG Leite vem sendo desenvolvido no município de Abel Figueiredo,  e que essa iniciativa chancelou a verdadeira missão que o Senar tem que é de fortalecer o Sistema Faepa/Senar/Sindicatos.

“Os resultados do projeto geram a visibilidade para as prefeituras locais, o que faz mudar o cenário. A partir disso juntam-se ao Sindicato de Produtores Rurais e passam a propor mais ações em benefício do produtor rural. A ATeG resolve lacunas que existiam entre o produtor e a iniciativa pública. E esse trabalho mostra que a economia do município precisa do produtor rural, porque o agronegócio local é o que move a cidade”, explicou.

Conforme experiência vivida pelo gerente da Assistência Técnica do Senar, o setor público observa que precisa ter um olhar mais sensível para fortalecer o produtor rural que realmente é o que eleva a economia do país. “Toda a equipe da ATeG está de parabéns. E ao Senar por estar proporcionando isso ao produtor e levando cada vez  mais o desenvolvimento ao município e ao Estado.  A Faepa está fazendo seu papel com excelência e também em virtude da sensibilidade e objetividade do presidente da Federação, Carlos Xavier”, avaliou.