Cultivar e cuidar de plantas ornamentais serão uma das habilidades profissionais que 34 jovens irão adquirir durante o curso a ser realizado a partir da próxima segunda-feira, 28, por meio de ação conjunta do Sistema Faepa/ Senar e a Prefeitura de Belém. O tema da capacitação será “Floricultura, Jardinagem e Paisagismo”, com a finalidade de atender o cumprimento de medidas socioeducativas para o meio aberto de jovens atendidos pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa).
O curso será realizado até o dia 9 de julho em dois turnos, a fim de alternar com os horários de aulas escolares dos jovens na faixa etária entre 15 a 18 anos. Nessa oportunidade, os familiares dos participantes também poderão aprender sobre o tema que será efetivado em 40 horas de aulas, no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), do distrito de Icoaraci.
Segundo a Engenheira Agrônoma e instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Aline Sousa, o curso vai proporcionar a capacitação dos jovens para adquirir as técnicas de jardinagem, assim como de desenvolver a questão paisagística do ambiente. “Tanto com espaços fechados como em abertos. E o mercado tem tido grande desenvolvimento nesse setor. Temos um número crescente de lojas especializadas em manutenção de jardins. Então essa ação vai ampliar o campo de trabalho para que esses jovens possam desenvolver essas atividades no mercado de trabalho”, explicou.
O supervisor pedagógico do Senar, Júlio Pires, considera importante que o Senar possa ajudar a capacitar a juventude para o mercado de trabalho. “O Senar está cumprindo a sua missão com excelência e agora atenderá ao público da região metropolitana de Belém com as capacitações voltadas para desenvolver o agronegócio do Estado”, destacou.
“As medidas socioeducativas para o meio aberto possuem ações de liberdade assistida e os cursos proporcionam outras possibilidades e projetos de vida para que esses jovens possam se afastar dos hábitos negativos”, analisou a coordenadora da Funpapa, Cássia Romana.
De acordo com a coordenadora do CREA de Icoaraci, Socorro Brasil, o local possui espaço propício às aulas teóricas. “Temos também um espaço grande externo onde os jovens poderão realizar e contribuir para o ambiente do entorno através das aulas praticas”, explicou.