Indispensável para a reprodução das plantações de frutas, legumes e grãos, as abelhas são cruciais para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas. Além disso, os insetos conseguem o néctar e o pólen necessários para se alimentar e produzir mel. A apicultura – criação de abelhas com ferrão – também é uma atividade desenvolvida pelos produtores rurais do Estado do Pará.
Integrando a agenda de cursos do Sistema Faepa/Senar que ocorrem de 21 a 25 de junho, os moradores do município de Barcarena participam do curso de Meliponicultura que é a criação de abelhas sem ferrão.
A instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Kamila Leão ministra nesta semana ensinamentos teóricos e práticos sobre Meliponicultura, na comunidade Quilombola Giberé de São Lourenço, no município de Barcarena. Ela conta que os participantes do município já tiveram acesso ao curso sobre Apicultura e agora seguem com a nova oportunidade de informações adicionais sobre a criação de abelhas.
“Em virtude do trabalho permanente de cursos ofertados pelo Senar, os produtores podem se capacitar rotineiramente. Nesse curso em específico mostramos a importância de preservar os cuidados com a criação de abelhas, e ainda o melhor sistema de criação, os locais necessários, os melhores tipos de caixas para o cultivo e a produção de mel”, explicou a instrutora do Senar, Kamila Leão.
O produtor rural de ovos e de açaí, Valter dos Santos Freitas, 63 anos, é morador da comunidade Quilombola São Lourenço e contou que o curso sobre o cultivo de abelhas é de grande importância para os cultivadores de mel. ”Nos traz ensinamentos sobre sustentabilidade e alimentação. Também contribui para a questão financeira. A produção de mel é um fato que vai funcionar positivamente para a melhorar a vida da comunidade”, explicou.
Os cursos do Senar formam esta semana 94 turmas que contemplam os 10 núcleos regionais de Sindicatos de Produtores Rurais do Estado. A estimativa é que 1.400 pessoas sejam beneficiadas por meio da promoção, da educação, da informação e do conhecimento em agronegócio às pessoas do meio rural.