Em atendimento ao incentivo a capacitação do trabalhador rural, o Sistema Faepa/Senar dará continuidade na próxima semana – de 21 a 25 de junho – a uma série de cursos a serem realizados em 94 turmas que contemplam os 10 núcleos regionais de Sindicatos de Produtores Rurais do Estado. A estimativa é que 1.400 pessoas sejam beneficiadas por meio da promoção, da educação, da informação e do conhecimento em agronegócio às pessoas do meio rural.
O instrutor do Senar, Adenil Mescouto, irá ministrar o curso de Olericultura na comunidade Mari Mari, localizado às proximidades da ponte que dá acesso ao distrito de Mosqueiro. “Os participantes do curso trabalham com agricultura familiar e solicitaram as aulas na teoria e na prática sobre o tema, porque querem cultivar hortaliças para o próprio consumo. Além disso, o excedente será comercializado, o que vai gerar retorno financeiro para as famílias”, explicou.
Dentre os cursos a serem ofertados estão Olericultura Básica, Floricultura, Jardinagem e Paisagismo, Bolos e Doces, Artesanato em Tecidos, Produção de Sementes e Mudas, Hortaliças Orgânicas, Costureiro, Informática Básica, Trabalhador na Operação e Manutenção de Roçadeira Costal, Panificação, Produção Artesanal de Alimentos, Trabalhador na Cultura do Cacau, Trabalhador no Beneficiamento e Conservação do Pescado, Inseminação Artificial de Bovinos, Piscicultura Básica, Suinocultura e Viveirista em Fruticultura.