Escolha uma Página

Os cuidados preventivos com a saúde da mulher e do homem são o foco de um grande projeto que está sendo realizado pelo Sistema Faepa/Senar desde a quinta-feira, 17, e segue nesta sexta-feira, 18, até o sábado, 19, em atenção aos moradores de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB). A iniciativa está sendo efetivada em parceria com o projeto “Caravana do Bem: Ação Saúde”, da deputada estadual Professora Nilse Pinheiro.

A extensa programação com diversos serviços ocorre das 8 às 13 horas. Na sexta, 18, a ação está ocorrendo no Complexo Esportivo e Cultural Apoena, da Fasepa, no Centro de Ananindeua. E no sábado, 19, será realizado na Escola Amintas Pinheiro, no bairro do Icuí.

De acordo com a coordenadora de Programação de Projetos do Sistema Faepa/Senar, Regina Fernandes, o evento busca proporcionar prioritariamente, ações de prevenção para a saúde da população. Ela informou ainda que na próxima semana o evento será realizado em Marituba.

“No que se refere aos atendimentos para a prevenção do câncer de colo do útero e do câncer de próstata estão sendo disponibilizados 200 exames para as mulheres e 200 para os homens. A estimativa é que cerca de mil pessoas sejam atendidas considerando os demais serviços ofertados”, explicou Regina Fernandes.

A estudante de medicina veterinária, Rafaelle Almeida, 24, avalia que a ação social é uma excelente iniciativa e que lhe proporcionou os cuidados com a saúde. “Fiz consulta médica e vários exames. Ainda vou cortar o cabelo. É um cuidado que temos que ter com a nossa aparência e saúde. E eu fiquei sabendo porque ontem passou um carro som avisando e houve a entrega de panfletos. Vou tentar aproveitar tudo o que está sendo ofertado”, planejou.

“É gratificante poder ajudar as pessoas que precisam durante esse período de pandemia, que trouxe dificuldades financeiras para muitas famílias. Nas ações de nossa Caravana do Bem, podemos ouvir as demandas daquela comunidade, conhecer a história e a realidade das pessoas”, comentou a deputada estadual, Professora Nilse Pinheiro.

A artesã Roberta Carvalho, 26, disse que soube da ação por uma amiga. “Fui atendida rapidamente. Estava precisando tirar minha carteira de identidade, e havia tido certa dificuldade anteriormente, mas agora consegui. Essa iniciativa é muito significativa porque facilita à população o acesso a diversos serviços”, analisou.

Programação – Nos três dias, os moradores de Ananindeua terão ainda a oportunidade de realizar a verificação da pressão arterial, consultas médicas, testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis. Além de atendimento odontológico preventivo, serviços nutricionais, espaço da beleza (corte de cabelo e manicure), palestras educativas, emissão de carteiras de identidade e apresentações culturais. Haverá ainda atendimentos como orientação jurídica, negociações de dívidas na conta de energia.