Despertar a possibilidade de autossuficiência na produção agrícola e suprir as necessidades de alimentação e retorno financeiro em uma comunidade são algumas das aquisições dos produtores rurais no município de Monte Alegre, na região do Baixo Amazonas. O resultado se deu em consequência da iniciativa do Sistema Faepa/Senar que ofertou curso de Olericultura para moradores da comunidade de Curicaca. Como resultado, os produtores rurais terão a oportunidade de abastecer os comerciantes locais com couve, alface e pimentinha, por exemplo, além de ter o retorno financeiro com as vendas de hortaliças.
Moradora da comunidade de Curicaca, Denize Cohen está fazendo o curso de hortaliças. “Quando soube que teria o curso fiquei muito alegre, porque no sítio onde moramos ainda não tínhamos tido a oportunidade de aprender sobre esse tipo de plantio, embora quiséssemos empreender nesse aspecto. Mas com a falta de conhecimento nunca dava certo, então fazíamos tudo sem saber o correto. Aprendi, por exemplo, a como fazer os canteiros. Não sabia também que era necessário fazer a adubação do solo”, contou.
De acordo com José Rufino, assessor Técnico Sindical do Senar, no núcleo baixo Amazonas, os treinamentos têm a capacidade de impulsionar e aguçar a vontade de melhorar a produtividade rural e principalmente de motivar os outros produtores que estão vendo os resultados do curso na prática.
“Vamos deixar pronta uma horta em um canteiro demonstrativo para os produtores verem como é possível ter seu próprio plantio, e a partir do trabalho delas melhorar a renda das suas famílias. Se levarem adiante, ainda esse ano, terão colheita e lucro”, explicou.
No curso de produção de hortaliça são abordados todos os aspectos referentes ao planejamento da produção de mudas, confecção de substrato, implantação da horta e os tratos culturais, aplicação de manejo, assim como a forma de realizar a colheita e a comercialização das hortaliças.
“O curso dá a oportunidade ao aluno de aprender todo o processo de produção em 40 horas de aula, que busca contemplar o máximo possível de conhecimento aos produtores rurais. É um curso bastante completo e o aluno tem a oportunidade de aprender tanto a teoria como a prática sobre o sistema de produção”, explicou Jones Carvalho, instrutor do Senar, no curso de Hortaliças.
Mais de 60 municípios do Estado serão contemplados com os cursos ofertados pelo Sistema Faepa/Senar/Sindicatos entre os dias 17 e 25 de maio. São mais de 100 turmas de cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).