Uma história de coragem, baseada no empreendedorismo e no envolvimento com o cooperativismo foi o que motivou a necessidade de registrar em um livro a história da vida de Jahyr Seixas Gonçalves. A iniciativa é do Sicoob Central Unicoob com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) que na manhã desta terça-feira, 18, lançou o título “Uma vida em dois mundos: A fantástica trajetória empreendedora de Jahyr Seixas Gonçalves no Rio de Janeiro e no Pará”. O evento ocorreu na sede do Palácio da Agricultura, na Região Metropolitana de Belém (RMB).
Compuseram a mesa o presidente da Faepa, Carlos Xavier, o vice-presidente do Conselho de Administração do Sicoob Transamazônica, Jahyr Seixas, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Unicoob, Wilson Cavina, o diretor-presidente do Sicoob Central Unicoob, Márcio Gonçalves, a presidente da Sicoob Cooesa, Márcia Regiane e o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Transamazônica, Antônio Gripp.
Aos 98 anos e sendo referência na comunidade da região do Carajás, Jahyr Gonçalves estava muito emocionado e agradeceu a presença de todos. “Quem espera sempre alcança. E Deus me deu tempo para esperar esse momento. Agradeço ao Sicoob e a Faepa pela iniciativa de fazer o livro. Essa história é para vocês”, agradeceu.
O presidente da Faepa, Carlos Xavier disse que é uma honra e uma grande alegria contribuir para que a história de Jahir se tornasse um livro. “É um exemplo para todas as lideranças de sindicatos do Estado. Vejo-o cumprindo mais uma etapa da vida. Ele sempre quis ser banqueiro e hoje ele é um dos diretores da Sicoob. Com essa função contribuiu sobremaneira para que os produtores rurais tivessem o incentivo da cooperativa no Estado”, contou.
“Estou honrado e fiquei emocionado. Tive a oportunidade de ler uma prévia do livro. É uma vida inspiradora onde podemos atingir grande parte da nossa população com histórias reais e verdadeiras e, desse modo construir uma comunidade melhor”, disse o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Unicoob, Wilson Cavina.
O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Transamazônica, Antônio Gripp, disse aos presentes que estava muito emocionado em participar do evento. “Vê essa história sendo contada em um livro é muito importante. Sei que a missão não é fácil. Essa madrugada lembrei do meu pai que hoje também estaria aniversariando se aqui estivesse. Assim como ele foi, o senhor é um grande desbravador da vida. O seu empenho foi super importante para o surgimento da Cooperativa da Sicoob no Pará”, destacou.
Em seguida, o autor do livro Sérgio Gini contou um pouco da experiência ao escrever o livro. “O que falar de um momento como esse? É uma honra autobiografar uma história de alguém que está entre nós, vivo, lúcido e atuante. Quero agradecer ao Sicoob pelo desafio, pois eu também aprendi muito. Tive a oportunidade de bater papo com o seu Jahyr. Neste livro vocês terão oportunidade de ter muitos ensinamentos. Mas essas páginas não contam tudo. Compilamos para que as partes mais importantes ficassem em destaque. Na orelha do livro contamos com vários ensinamentos. Vale a pena conferir”, sugeriu.
Os familiares de Jahyr Gonçalves estiveram no evento e na ocasião entregaram um livro com fotos catalogadas pela Sicoob para homenageá-lo. Participaram ainda por transmissão online, o vice-presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Unicoob, Marino Delgado e o ex-presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Unicoob, Jefferson Nogaroli.