Com foco na elaboração de um Plano de Desenvolvimento Rural para os municípios do Estado do Pará, o Sistema Faepa/Senar tem efetuado uma série de agendas de viagens realizadas pelos assessores técnicos, Celso Botelho, Dílson Frazão, Lahire Figueiredo e Mauro Gato, a fim de reunir com os gestores municipais. Nesta última quarta-feira, 12, a reunião foi em Nova Esperança do Piriá.
Na ocasião foram apresentadas as ações que o Sistema Faepa/Senar dispõe com o objetivo de viabilizar o desenvolvimento dos produtores rurais e consequentemente impulsionar o agronegócio do Estado.
Dentes os temas debatidos foram exibidos conteúdos que explicam como funcionam as ações ofertadas pelo Sistema Faepa/Senar no que refere a iniciativas como a Formação Profissional Rural (FPR), Formação Técnica, Atividade de Promoção Social, Assistência Técnica e Gerencial, Formação Superior e Educação a Distância.
De acordo com o assessor técnico do Sistema Faepa/Senar, Celso Botelho, as agendas de viagens são organizadas em atendimento às solicitações dos prefeitos. “Também falamos sobre as ações de iniciativas como a Feira Segura e o programa da Estação Cidadania do Produtor Rural. Pontuamos aos gestores como é o Índice de Desenvolvimento Humano em cada cidade, pois é um alerta para que as autoridades locais possam tomar providências para o crescimento de cada área social”, explicou.
Segundo o assessor técnico do Sistema Faepa/Senar, Dílson Frazão, as reuniões são elaboradas com base nas especificidades e peculiaridades de cada cidade. “Também explicamos a importância das parcerias com as demais entidades a fim de buscar mais medidas para o desenvolvimento rural dos municípios”, analisou.
A equipe de assessores técnicos da Faepa também esteve em Santa Barbará, Inhangapi, Quatipuru, São João da Ponta, Maracanã, Benevides e Nova Esperança do Piriá. As próximas agendas de viagens contemplarão os municípios de Salvaterra, Ponta de Pedras, São Miguel do Guamá e Marapanim.