O Pará desponta como o maior produtor de cacau do Brasil. Com base nesse dado o Sistema Faepa/Senar realiza uma série de ações que viabilizem o desenvolvimento da cadeia produtiva cacaueira, e já está com ações prévias do novo projeto ATeg Cacau Mais instrumento de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por meio do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura no Pará (Funcacau).
Dessa vez a iniciativa irá contemplar a Região Transamazônica com foco nos municípios de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará e Placas. Ao todo 500 produtores rurais irão participar da iniciativa.
De acordo com o gerente Estadual da ATeg do Sistema Faepa Senar, Dácio Carvalho, a primeira etapa de mobilização de parceiros entre sindicatos de produtores rurais e Prefeituras já foi concluída no último dia 1°. Na próxima segunda, 10, a segunda fase será de sensibilização e mobilização dos produtores. A previsão é que de 1° a 8 de junho ocorra a cerimônia de abertura.
“O ATeg é um processo educativo, é uma especialização para o produtor focada no gerenciamento da propriedade mostrando de que forma aplicar da melhor forma a técnica da cadeia produtiva. Nesse caso trabalharemos com cacau safreiro , porque a metodologia fica dois anos na propriedade. Assim, com base na safra verificamos os pontos negativos e atuamos neles para corrigi-los com a melhor aplicabilidade da técnica”, explicou.
Projetos – Na última sexta-feira, 28, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Domingos do Capim, Lourival Pimentel reuniu com a Secretaria Municipal de Agricultura da cidade com o objetivo de tratar sobre o tema a “Cultura do Cacau em São Domingos”.
Na oportunidade foi colocado em pauta para o Sistema Faepa/Senar programe a efetivação do projeto ATeg Cacau Mais na cidade. Estiveram presentes ainda na Câmara Municipal autoridades e representantes dos agricultores com interesse na cultura do Cacau, da Secretaria de Agricultura, Planejamento e de Meio Ambiente, e da Câmara de Vereadores.