O Governo do Estado, através da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), e da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), realizam a primeira etapa da campanha de vacinação de 2021 contra a febre aftosa no Pará, na qual bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados até 31 de maio.
Cerca de 21.541.168 milhões de bovinos e 174.310 mil bubalinos serão vacinados. Hoje, o Pará tem cadastrado o número de 22.371.788 milhões de cabeças de gado. Mais de 60% de todo o rebanho paraense tem idade acima de dois anos, em aproximadamente 103 mil propriedades.
Nesta etapa da campanha, todos os municípios paraenses estão incluídos na ação, exceto o Arquipélago do Marajó e as cidades de Faro e Terra Santa, no Baixo Amazonas, que possuem etapas específicas de imunização.
Após vacinarem os animais, os produtores têm até 15 de junho para comprovar o ato. A auto declaração da vacina poderá ser feita por meio do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec). Além dessa forma, o produtor pode realizar a notificação em um escritório do município de origem da sua produção. Na ocasião, devem ser informados os dados do rebanho e da nota fiscal de aquisição da vacina.
A comprovação também poderá ocorrer presencialmente, mediante agendamento, no escritório da Adepará de origem da propriedade. Durante o atendimento deverão ser cumpridas as orientações dos servidores da Agência, para respeitar as medidas de proteção ao novo coronavírus e preservar a saúde de todos.
A Faepa alerta os produtores rurais quanto a atenção no período de aquisição da vacina, reunir e vacinar o rebanho, conferir e notificar a vacinação, atualizar o cadastro agropecuário da sua propriedade informando a quantidade de animais existentes por espécies e por faixa etária e os dados do produtor.