O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, Carlos Xavier recebeu a deputada Estadual, professora Nilse Pinheiro, na tarde desta quinta-feira, 18, a fim de tratar e debater planos e projetos com o objetivo de proporcionar o crescimento da produtividade agrícola da mandioca no Estado do Pará. Na ocasião estiveram presentes também o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Walter Cardoso, assessores Técnicos do Sistema Faepa/Senar e representantes dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Estado.
O presidente da Faepa, Carlos Xavier, falou a respeito do projeto Pró Pará, que consiste, a exemplo do Pró Brasil, do Governo Federal, na apresentação de propostas de entidades parceiras públicas e privadas com objetivo de integrar e aprimorar ações estratégicas para a retomada do crescimento econômico o Estado, dentre as quais está a verticalização da mandioca.
“Embora o Pará esteja em primeiro lugar na produção da mandioca, há necessidade de realizar a verticalização e o maior aproveitamento na tecnologia a ser utilizada para a produção de farinha”, explicou.
De acordo com a deputada Nilse, o Estado vive o desafio de substituir a defasagem tecnológica por novas técnicas. Sendo assim ela acredita que como representante da sociedade paraense se torna necessário a busca de novos sistemas de mecanização.
“No Pará a produção de mandioca está presente nos 144 municípios e serve, basicamente, para a subsistência, uma cadeia produtiva que envolve, do plantio à comercialização, por isso precisamos sempre pensar à frente para andar no caminho do desenvolvimento”, analisou.
Também estiveram presentes na reunião os assessores Técnicos do Sistema Faepa/Senar Celso Botelho, Mauro Farias e Lahire Dillom Figueiredo Filho.
Paraná – A reunião é uma continuidade aos esforços para o desenvolvimento da produção de Mandioca no Estado já que com o apoio do Sistema Faepa/Senar e da deputada estadual Nilse Pinheiro, presidentes de sindicatos rurais visitaram no inicio de fevereiro deste ano propriedades rurais do Paraná e Mato Grosso do Sul, quando tiveram a oportunidade de observar a alta produtividade no cultivo da mandioca.
O grupo paraense, formado pelos presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais de Augusto Correa, Bragança e Traquateua e Castanhal, Douglas Rocha, Wallailson Guimarães, Benedito Dutra e Francisco Gomes respectivamente, também conheceram a indústria EBS, líder na fabricação de fecularias, onde foi recepcionado pelo diretor comercial da EBS, Vivaldo Schmöeller e a fecularia Mundo Novo.