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Com o propósito de contribuir e atender as demandas dos produtores  rurais do município de Santa Bárbara do Pará, alunos do curso Técnico em Agronegócio do polo Rede E-tec do município criaram estudo com o tema “O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), suas Contribuições e Desafios para Agricultores Familiares da Comunidade Expedito Ribeiro”. O assunto foi defendido em Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) nesta terça-feira, 16, e como resultado, Luciane de Oliveira e Manoel Ricardo Farias foram os primeiros alunos nota dez do curso que é uma iniciativa do Sistema Faepa/Senar em parceria com Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Bárbara (SIPROSB), local de apresentação do trabalho.

De acordo com a coordenadora do Polo Rede E-tec de Santa Bárbara, Rosa Cláudia do Amaral, o trabalho apresentado pelos alunos agrega aos produtores rurais do município, pois resulta na confiança de uma venda segura da produção. “Hoje o PNAE é lei, ou seja, 30% do valor que vem para a merenda escolar são destinados à compra direta do produtor rural, além da garantia de aquisição de uma alimentação escolar com produtos de qualidade”, explicou.

Ela ainda contou que durante a apresentação do trabalho os alunos mostraram clareza, domínio do tema e argumentação. “Percebemos que realmente foi feita uma pesquisa de campo, porque eles dominavam o assunto e todos os tópicos do trabalho foram apresentados em sincronia. Senti-me realizada pela iniciativa dos alunos”, declarou Rosa Amaral.

Segundo o pedagogo e um dos idealizadores do trabalho, Manoel Ricardo Farias, a vontade de formular o estudo teve como objetivo gerar o desenvolvimento sustentável do local. “A Luciane integra o PNAE da cidade e entende a necessidade dos produtores de Santa Bárbara, aliado a isso havia a vontade de conhecer e estudar os detalhes para poder contribuir também em outros municípios”, explicou Manoel que pretende levar a iniciativa para o sítio que mora em Bragança, cidade onde nasceu.

Os critérios de avaliação do TCC também consideraram as competências pedagógicas como as técnicas cognitivas dos alunos, as habilidades ao desenvolver o trabalho e as competências comportamentais diante da exposição do tema desenvolvido pelo trabalho. Além da coordenadora do Polo Rede E-tec de Santa Bárbara, Rosa Cláudia do Amaral, a banca avaliadora foi composta ainda por Letícia Cunha da Ungria, que é técnica em Agronegócio, Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutoranda em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), e Isomar Barreto que foi o tutor responsável pela unidade curricular Tópicos Especiais. Ele também é técnico em agronegócio e possui MBA em Gestão de Agronegócio.