Escolha uma Página

Cem mil mudas, sendo 20 mil de cacau e 80 mil de açaí foram distribuídas na última segunda-feira, 3, a fim de atender produtores rurais do município de Inhangapi. A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal de Inhangapi, através da Secretária de Agricultura, em parceria com o Sistema Faepa/Senar/Sindicato com objetivo de expandir a lavoura cacaueira na região nordeste paraense, por meio do projeto Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), desenvolvido através de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). A ação também contou com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

A iniciativa prevê atender a meta de produção de 500 mil mudas de cacau produzidas através de sementes de cacau híbrido. As mudas são resultado de uma pesquisa realizada pela Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), no município de Medicilândia.

Participaram da entrega os assessores Técnicos da Faepa, João Conceição e Lahyre Azevedo Filho, assim como técnicos da Ceplac com a finalidade de promover orientação técnica em todo o processo de condução que será realizado durante 6 meses. A entrega das mudas contou ainda com a participação do secretário Municipal de Agricultura, Sebastião de Oliveira Gusmão.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) forneceu sacolas de plástico, calcário e o adubo NPK. A ação contou com apoio do presidente do sindicato dos Produtores Rurais de Inhangapi, Pedro Menezes, para a produção de 20 mil mudas de cacau.

Os parceiros do projeto mobilizaram e organizaram os produtores interessados em plantar cacau no sentido de preparar as áreas para plantio. Após a cerimônia do evento, os produtores cadastrados receberam as mudas e a Prefeitura local disponibilizou um caminhão para o transporte das mudas dos produtores que não tinham como levá-las até as propriedades locais.

O proprietário da fábrica de chocolates da Amazônia Cacau, Alexandre Távora, palestrou sobre o mercado de cacau e chocolate no Brasil e no mundo e também falou sobre a classificação das amêndoas para fabricação do chocolate.