Parceria firmada entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e o Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob), viabilizou a criação de Carta de Aval, instrumento disponibilizado ao setor produtivo do Estado do Pará para facilitar o acesso ao crédito bancário garantindo até 80% do valor financiado.
Esse serviço está sendo oferecido pela Sociedade Garantidora de Crédito – SGC Amazônia, e teve como primeira beneficiária a fazenda São Bento, localizada no município paraense de Bom de Jesus do Tocantins
O presidente da SGC Amazônia, Antônio Gripp, que também é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do município de Pacajás, disse que a sociedade garantidora de crédito trabalha para contrapor a falta de garantia, por parte dos produtores que demandam crédito no Estado, no que se refere às dificuldades com documentos de imóveis rural e urbano. “Suprimos parte dessa demanda e da carta de aval para acessar os créditos na rede bancária”, explicou.
Gripp destacou ainda que a SGC Amazônia é a primeira do norte do País, porém, já existem mais 17 sociedades garantidora de crédito no Brasil. “ É um instrumento muito utilizado fora do país e agora, também, está sendo difundido em outras regiões, ajudando na concessão de crédito rural.
A SGC Amazônia dá suporte em caso de inadimplência e quita as operações junto aos Bancos conveniados em até 60 dias.