Com o foco no tema Mudanças Climáticas – Mito ou Realidade, a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) promoveu nesta quinta-feira, 14 palestra que compôs uma reunião de trabalho com a participação de integrantes da Associação Comercial do Pará (ACP), Associação dos Dirigentes de vendas e Marketing do Brasil (ADVB-PA), Centro das Indústrias do Pará (CIP) e do Conselho Temático da Infraestrutura da Fiepa (COINFRA) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O evento foi realizado no auditório Albano Franco, na Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).
De acordo com o professor Doutor Luiz Carlos Baldicero Molion, palestrante do evento é possível desenvolver a Amazônia com alto poder orgânico. “Podemos ainda explorar de forma racional e preservar a cobertura vegetal. Temos que nos adaptar as condições que a natureza proporciona”, ressaltou.
No decorrer da palestra, Molion afirmou ainda que o clima varia por causas naturais e que o aquecimento global antropogênico é mito, enfatizando que o CO2 não controla o clima e nem pode ser considerado “vilão”, e que na verdade é o gás da vida.
O palestrante relatou ainda aos praticantes do evento que nos próximos 10 a 12 anos haverá um resfriamento global com frequência de invernos mais frios em regiões fora dos trópicos, mínimo solar, aumento de cobertura de nuvens e resfriamento de oceanos.
Na abertura as instituições Fiepa, Coinfra e CIP fizeram as apresentações iniciais do evento, em seguida será concedida a fala a o professor doutor Luís Ercílio Faria Júnior. Ao final do evento houve debate sobre o tema e a apresentação da Campanha: Amazônia 5G.