O presidente da Federação da Agricultura e da Pecuária do Pará, Carlos Xavier, participou na manhã desta sexta-feira (7/12), do EXAME Fórum Amazônia, que reuniu representantes de governo, empresas, consultores e economistas no auditório do Palácio da Agricultura, em Belém (PA), para discutir o tema “O Futuro da Amazônia: caminhos para aproveitar a riqueza natural com sustentabilidade”.
Temas importantes tiveram destaque no evento, que teve início com um debate sobre a mineração na região e como aproveitar a riqueza com o mínimo impacto socioambiental. Em seguida, ocorreu o debate “Agropecuária no Pará: a expansão da nova fronteira agrícola brasileira”, com as participações de Carlos Xavier, Valdecir Tose, presidente do Banco da Amazônia, e Altair Bulamarqui, pecuarista do município de Castanhal.
Este foi o terceiro EXAME Fórum Amazônia do ano. O primeiro encontro, realizado em Porto Velho, em Rondônia, teve como tema “Mais riqueza e mais sustentabilidade” e discutiu os passos necessários para o próximo salto competitivo da Amazônia. O segundo evento foi em Manaus, no Amazonas, com o tema “Negócios na Capital Verde do Mundo”, abordando as oportunidades de negócio na região Norte, assim como entraves que precisam ser solucionados.
Segundo André Lahóz Mendonça de Barros, diretor editorial do grupo EXAME, a iniciativa é o primeiro projeto de muitos para o Norte e trata do equilíbrio entre o desenvolvimento econômico desejável e a sustentabilidade.
Em Belém, o evento teve o apoio da Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil – seção Pará (ADVB-PA), Prefeitura de Belém, Hotel Regente, Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA) e AEGEA.