A Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – FAEPA, através de iniciativa de seu presidente Carlos Xavier, anuncia oficialmente a sua adesão ao Programa de Incentivo de Produção de Energia Solar, através do lançamento e instalação do 1º Condomínio Solar no Pará. O evento ocorreu nesta sexta-feira (27), na sede do Palácio da Agricultura, em Belém (PA).
Com esta iniciativa, a FAEPA objetiva fomentar a produção de Energia Solar no estado e dar oportunidade aos seus membros de produzir sua própria energia e ainda obter lucro. “Essa iniciativa, certamente trará um grande impulso ao desenvolvimento das empresas no Pará, reduzindo-lhes o peso dos custos atuais”, comenta Carlos Xavier. “Assim também, atendemos os anseios já constantes de nossos membros, em soluções, que de fato tornem seus negócios competitivos e lucrativos na região, atraindo novos investimentos para o estado”, completa o presidente.
Nesta proposta, os modelos de negócio que serão oferecidos constituem excelentes e vantajosas oportunidades de economia e rentabilidade, sendo: Geração total de sua demanda com economia imediata nos custos; Geração parcial de sua demanda; Investimento
Paras os interessados em produzir o total de sua demanda dentro do Condomínio, e após a quitação financeira de sua fração, há redução de 90% de seu custo com energia.
“Trata-se de um excelente investimento onde a rentabilidade supera em muito outras formas de investimento, com o CDI, por exemplo. Estamos entusiasmados, pois assim o Pará alcançará um novo patamar em produção de energia, com a efetiva entrada na produção de energia solar como fonte renovável.” – “ Temos certeza que este empreendimento não será o único, e sim o primeiro de vários” – completa o presidente da FAEPA.
A proposta efetivamente oferece: energia com menor custo do mercado por kWh, eliminação dos reajustes frequentes e das chamadas “bandeiras tarifárias pesadas” capitalizando o projeto e maiores retornos econômicos. Ou seja, uma excelente oportunidade aos participantes.
O empreendimento
Denominado de SUNBITT Condomínio Solar, em referência a ave símbolo do Pará o “pavãozinho-do-Pará” (Sunbitt – em inglês) é uma usina fotovoltaica (solar), em formato de Condomínio Corporativo – os participantes poderão adquirir lotes de placas na quantidade conforme suas necessidades podendo atender 100% de seus consumos.
De acordo o com o arquiteto Francisco Czinar, especialista em projetos de Sistemas Fotovoltaicos e responsável pelo projeto tecnológico desta iniciativa, o empreendimento trará uma redução anual de 3.500 toneladas de CO² na atmosfera, o que equivale ao plantio de 430.000 árvores de floresta nativa numa área igual a 10.750.000 m² ou 1.075 ha de reflorestamento.
A energia gerada será suficiente para abastecer aproximadamente 38.000 residências mensalmente, beneficiando cerca de 133.000 habitantes utilizando uma área de 100 ha, o que equivale a 135 campos de futebol.
A FAEPA, de forma estratégica, fez parceria com o Grupo Vento Solar – QV Gestão de Negócios, que atua no segmento de Energia há mais de 25 anos e no mercado de Energia Solar a mais de 10 anos dentro e fora do Brasil e, vem consolidando cada vez mais sua expertise na geração de Energia Limpa. O Grupo é responsável pelo projeto, execução e comercialização do empreendimento.
Sustentabilidade
O grande diferencial do SUNBITT Condomínio Solar, é a usina de Energia Fotovoltaica, que nada mais é do que a energia elétrica produzida a partir da luz solar. Serão instaladas mais de 100.000 mil placas fotovoltaicas para captação da energia solar que vai suprir 90% da necessidade de consumo de eletricidade. Na prática, isso significa uma economia de 90% na conta de luz ao final de cada mês. “O Grupo tem uma grande preocupação com o meio ambiente e está sempre em busca de alternativas mais sustentáveis para contribuir com sua preservação”, explica.
Os interessados devem procurar a FAEPA para maiores informações.